Existem diversas coisas que são consideradas naturalmente bonitas. É claro, isso varia muito do lugar onde você está, pois os padrões de beleza variam bastante. Aqui mesmo, no Brasil, consideram corpos sarados, cabelos compridos, pele bronzeada, músculos e pessoas altas como as coisas "mais bonitas". Esse gosto popular é diferente em outros países. Se olhar bem para a Ásia, por exemplo, vamos nos deparar com algo quase que oposto. No entanto, uma coisa que chama bastante a atenção em qualquer lugar do mundo, é a cor do seu olho. Olhos claros são admirados por todo mundo, principalmente os olhos azuis.

Ninguém do mundo tem a mesma cor de olhos que você, isso é fato. No entanto, se você tiver a sorte de ter olhos da cor do céu, com toda certeza, você será ainda mais especial. As pessoas com essa cor de olhos são extremamente especiais por diversos motivos. Como seres fascinados pela beleza dos olhos azuis, decidimos trazer essa matéria para você, caro leitor. A redação da Fatos Desconhecidos buscou os motivos pelos quais as pessoas com olhos azuis são tão especiais. Aproveite para compartilhar com seus amigos desde já e, sem mais delongas, confira conosco a seguir e surpreenda-se.

Por que pessoas com olhos azuis são tão especiais

1 - Os olhos não são realmente azuis

Publicidade
continue a leitura

Não existe pigmento azul nos olhos. A maioria da raça humana obtém a cor marrom dos olhos da melanina (o pigmento responsável pela cor da pele). No entanto, quando se trata de olhos azuis, eles adquirem essa cor como resultado do reflexo da luz. Esse é o mesmo truque que faz o oceano e o céu parecerem azuis.

2 - Eles podem mudar de cor

Os olhos azuis podem ter cores diferentes. Isso, dependendo das condições de iluminação. Isso acontece porque esses olhos obtêm sua cor da luz que entre e é refletida de volta para fora. É possível alterar ligeiramente a cor dos olhos e torná-los mais brilhantes ou opacos. Isso depende da maquiagem escolhida.

Publicidade
continue a leitura

3 - Todas as pessoas com essa cor de olhos têm o mesmo ancestral

Um grupo de cientistas da Universidade de Copenhagen descobriu que as pessoas com olhos azuis podem ter parentesco. Em algum lugar, entre 6.000 e 10.000 anos atrás, todos tinham olhos castanhos. No entanto, o gene que controla o nível de melanina realmente sofreu uma mutação. Essa limitou a quantidade de melanina que podíamos produzir e "diluiu" os olhos castanhos em azuis. Provavelmente, todas as pessoas com olhos azuis herdaram a mudança genética do mesmo ponto de seu DNA.

Publicidade
continue a leitura

4 - São muito raros

A maioria das pessoas tem olhos castanhos. Enquanto isso, apenas 8% a 10% têm a sorte de ter olhos azuis. Segundo o World Atlas, a maioria das pessoas com essa cor de olhos vive na Europa. A Finlândia representa a maior porcentagem de pessoas com olhos azuis.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite para fazer um tour pelas curiosidades do nosso site.

Publicado em: 25/09/20 14h44