Onde está o centro do Universo? A ciência responde!

universo sempre foi um tema de grande interesse para nós. Ele é muito maior do que podemos imaginar e tentar idealizar. Sua imensidão e todo o desconhecido que o circunda atiçam a curiosidade de todos os cientistas e até mesmo de pessoas que são intrigadas para saber o que tem nesse universo, além de nós. E algumas questões nem sempre são pensadas, como por exemplo, onde é o centro do universo?

Geralmente, os cientistas descrevem o universo como sendo infinito porque a teoria atual sugere que ele está em uma expansão constante e por conta disso não é possível encontrar a borda dele. E com relação ao centro do universo, as pessoas podem até achar que é a Terra, mas ele começou junto com o Big Bang e não é perto do nosso planeta.

Pensar que a Terra é o centro do universo é uma coisa comum, mas isso também seria o pensamento se os humanos estivessem em Marte. E como quando se olha para o céu é possível ver todas as estrelas e planetas em volta do nosso, é criada uma ilusão que a Terra está no centro. Contudo, a realidade é bem longe disso.

Na década de 1920, o astrônomo norte-americano Edwin Hubble, disse que todas as galáxias estão, em média, se afastando da Terra. Já na teoria da relatividade geral de Albert Einstein, o físico descreveu o universo como sendo dinâmico e em constante expansão. Por conta disso o fato de que as galáxias estão se afastando já era conhecida por Hubble.

Hoje em dia se sabe que tudo está em uma expansão constante, mas antes da teoria de Einstein, o acreditado pelos cientistas era que o universo era estático. O pensado era que ele tinha começo, meio e fim. Contudo, atualmente se sabe que a verdade não é essa e que tudo está em uma constante expansão. Mas e o centro do universo onde fica afinal?

“Para existir um ponto central, esse ponto teria que ser de alguma forma especial em relação ao universo na totalidade. Pensemos em todos os diferentes tipos de efeitos que poderiam criar um centro. Primeiro, se um objeto estiver girando, você poderá definir um centro de rotação. O centro de rotação é o único ponto em um objeto em rotação que está estacionário”, disse o professor de física Christopher S. Baird, associado da West Texas A&M University (EUA).

Centro do universo

Tecmundo

Em uma explicação mais simples, se o centro do universo existisse ele seria onde o Big Bang começou a se expandir para todos os lados. Contudo, de acordo com a teoria da relatividade geral de Einstein e com o modelo desenvolvido por Alexander Friedmann, Georges Lemaître, Howard Percy Robertson e Arthur Geoffrey Walker, essa expansão é uniforme em todas as direções.

Por conta disso que os pesquisadores dizem que não existe um centro definido, justamente por tudo estar em uma expansão constante. O pensado é que todos os pontos do universo se expandam de maneira igual para todos os lados e, por conta disso, não existe um ponto de origem único.

Por conta disso, a resposta mais simples para a pergunta é que não existe um centro do universo definido. E mesmo que durante muito tempo os humanos pensaram que a Terra era o centro, isso é somente uma percepção errada nossa.

Por estar em expansão de forma constante há bilhões de anos, é impossível apontar um local no espaço como sendo o centro do universo. No caso da Terra, por exemplo, ela tem um núcleo de rocha derretida, mas apontar qual é o centro da superfície do planeta é bem mais complicado. Até porque poderia ser qualquer lugar.

“Para a Terra, o centro de rotação é o eixo que liga os polos norte e sul. Para um jogador de basquete girando uma bola de basquete no dedo, o centro de rotação é o ponto onde a bola toca seu dedo. O centro de rotação de uma roda em um eixo é o centro do eixo. As observações do universo não encontraram nenhuma rotação para o universo como um todo. Sem rotação, não há centro de rotação”, pontuou Baird.

Para alguns cientistas, o conceito funciona como se uma criatura bidimensional estivesse no centro de um espaço tridimensional. E por eles não serem tridimensionais, eles não vão conseguir nunca encontrar o ponto central do espaço em 3D.

Embora os humanos sejam criaturas tridimensionais, na visão dos pesquisadores, o universo pode ser formado por quatro ou mais dimensões. Então, nós também não iríamos conseguir descobrir qual é o centro do universo.

Fonte: Tecmundo

Imagens: Tecmundo

Seguir
Sidebar Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...