CuriosidadesHistóriaMundo Afora

Os 10 países mais corruptos do mundo

0

Se você acha que a corrupção é exclusiva do Brasil ou até dos tempos atuais, não seja inocente: ela existe desde a sociedade egípcia e romana, só pra citar exemplos históricos famosos, já que a burguesia, nobreza, clero ou “escolhidos”, de forma geral, sempre agregaram a riqueza na mão de poucos. Hoje em dia, os sociólogos chamam isso de “desigualdade social”, mas desde muito antes desse termo técnico, palavras muito mais conhecidas, como o egoísmo, a injustiça e a impunidade já tinham o mesm o significado.

Pra mostrar que o Brasil é péssimo, sim, mas poderia ser pior, confira aqui a lista com os 10 países com os governos mais corruptos do mundo, segundo ranking divulgado pela ONG Transparência Internacional, que avalia 176 países anualmente desde 1993 – você pode conferir o ranking comparativo e completo aqui.

10º – Haiti

haiti

Desde o ditador Baby Doc, o país é um ícone da miséria e violência civil, em conflitos mandados por Papa e Baby Doc que já mataram mais de 30 mil pessoas, e fazem a população viver em estado de completo abandono e insegurança.

9º – Venezuela

venezuela

O país tem diversos conflitos com prefeitos indiciados por corrupção, entre eles Numa Rojas e Edgardo Parra, que foram até mesmo detidos entre 2005 e 2009 e hoje aindam enfrentam problemas.

8º – Iraque

iraque

Destruído, pilhado e com seu petróleo roubado, o país do Oriente não melhorou com a morte de Saddam Hussein, e ainda sofre com o nepotismo e a manipulação por parte dos EUA, numa região que é marcada por conflitos internos há décadas.

7º – Sudão do Sul

sudao sul

Há uma comissão anticorrupção desde 2006, o que mostra avanços nas políticas públicas do país, que sofre com a miséria e o roubo de seus bens naturais por forças internacionais predatórias, como acontece em grande parte da África.

6º – Turcomenistão

turcomenistao

Uma república presidencialista, que é administrada com mão de ferro pelo presidente Turkanbashi. Ficou independente da URSS em 1991, e ainda dá passos trôpegos em direção ao neoliberalismo. Como dá pra ver pela foto, ostentação é pouco pro que acontece no país.

5º – Myanmar

myanmar

Com uma ditadura que persiste há 40 anos, além de corrupção, o país enfrenta violência militar e injustiças várias que o Brasil viu depois de 1964, sendo um dos principais países observados pela ONU pelas diversas denúncias de abusos contra direitos humanos.

4º – Sudão

819037

País que também sofre com umaditadura autoritária e violenta, que desde 1989 aterroriza os habitantes do país. Desde 2003, a população tem sido exterminada por conflitos de guerrilhas rivais.

3º – Afeganistão

g660_jna_afghanistan2010_13abfab_fnl

A corrupção no país acontece mais nas áreas rurais que urbanas, e 40% vê subornos como algo normal.

2º – Coréia do Norte

740393

País do ditador com o corte de cabelo mais copiado e ridicularizado do mundo, é descrita por analistas como uma monarquia absolutista ou uma ditadura hereditária.

1º – Somália

HAMBRUNA EN SOMALIA SE SIGUE COBRANDO VÍCTIMAS

Com guerras civis implodindo o território da nação africana desde 1991, sofre com milhares de refugiados da Etiópia e golpes de Estado frequentes, que deixam extremamente instável a governância do país.

É, pra supresa de todos, o Brasil não está na lista! Ele ficou em 69ª de 176 países, o que mostra que, apesar de todos os escândalos nacionais e locais, a guerra contra a corrupção e o poder do povo brasileiro ainda tem alguma relevância política. Afinal, ver os escândalos é melhor que nem saber que eles existem, certo?

E pra sair desse tema pesado, aqui os países mais sexualmente satisfeitos e com as mais bonitas mulheres do mundo.

E quando as mulheres não usavam calcinha?

Matéria anterior

50 usos criativos para reaproveitar e reciclar objetos velhos da sua casa

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos