• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Paisagens árticas são vistas pela primeira vez e isso não é nada bom

POR Leticia Rocha    EM Natureza      29/01/19 às 18h22

Um dos grandes sinais do aquecimento global é o derretimento das calotas polares e o aumento do nível do mar. As notícias com relação a um dos dois assuntos estão se tornando cada vez mais frequentes. Pequenas ilhas do meio do oceano já começaram a desaparecer e picos de calor afetam cidades de todo o mundo.

Agora, mais uma região entra para as paisagens diretamente afetadas pelo aumento das temperaturas. A ilha de Baffin, que faz parte do Arquipélago Ártico, está derretendo, literalmente.

Derretimento da ilha

A real paisagem da ilha de Baffin está começando a surgir e se tornar visível e isso não é um feito para se comemorar. No local, que antes era coberto por uma grossa camada de gelo, já é possível ver o solo e até algumas plantas.

De acordo com estudos realizados no lugar, a ilha e suas plantas estiveram congeladas durante os últimos 40 mil anos. O gelo provavelmente é resultado da era do gelo, quando a temperatura em todo o mundo era mais baixa do que atualmente. Graças a ação humana, a temperatura do nosso planeta nunca esteve tão alta quanto agora.

Destruição da ilha

Os pesquisadores coletaram amostras da vegetação da ilha e de acordo com a datação por radiocarbono em 115 mil anos, pode-se dizer que este é o século mais quente. De acordo com especialistas, a expectativa era de que apenas alguns pontos derretessem. Os picos costumam demorar mais a descongelar, normalmente.

No entanto, a mudança climática tem sido tão brutal que toda a ilha está derretendo. Nem mesmo os pontos que seriam mais "resistentes" estão suportando o calor extremo. De acordo com os pesquisadores, se as coisas continuarem nesse ritmo, em pouco tempo, a camada de gelo da ilha de Baffin vai desaparecer completamente.

O que seria uma grande perda e com certeza afetaria várias outras regiões do mundo. Afinal, o nível do mar tem aumentado por conta do derretimento.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Leticia Rocha
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+