Com a chegada do mês de novembro, o Campeonato Brasileiro (brasileirão) de 2024 irá entrar em sua reta final, com partidas decisivas na disputa pelo rebaixamento, por vagas diretas na Copa Libertadores da América, e também na briga pelo título. Na parte superior da tabela de classificação, Palmeiras e Botafogo despontam como os dois favoritos para levantar a taça no final do ano, segundo o mercado de bet esportiva.
Faltando 7 rodadas e com 21 pontos em disputa, o Botafogo ocupa atualmente a primeira posição, com 3 pontos a mais do que o Palmeiras, o segundo colocado. Na sequência, estão Fortaleza e Flamengo, a 7 e 9 pontos de distância para o líder Botafogo, respectivamente.
Confronto direto na 36ª rodada
Apesar da diferença de três pontos entre os dois primeiros colocados, Botafogo e Palmeiras ainda irão se enfrentar, em uma partida válida pela 36ª rodada do Brasileirão. O confronto irá acontecer no Allianz Parque, estádio do Palmeiras, e ainda não tem um data definida, apesar de especulações indicarem que o jogo ocorrerá na terça-feira dia 26 de novembro.
Caso a data seja realmente confirmada pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), a partida será envolta por um clima de bastante tensão. Além de definir o possível vencedor do campeonato, o jogo acontecerá poucos dias antes da final da Copa Libertadores, na qual o Botafogo disputará o título contra o Atlético Mineiro.
Probabilidades do título
De acordo com cálculos do Departamento de Matemática e Estatística da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), após o término da 31ª rodada, o Botafogo possui 67% de chance de ser o campeão. O Palmeiras aparece na sequência, com aproximadamente 29,1% de probabilidade.
O terceiro colocado Fortaleza mantém 3% de chance de ganhar o título, enquanto o Flamengo possui a probabilidade remota de 0,6%. No entanto, esses números podem variar bastante a cada rodada, e em edições anteriores do Campeonato Brasileiro, já ocorreram reviravoltas inesperadas.
Reedição do duelo do brasileirão de 2023
Curiosamente, Botafogo e Palmeiras também disputaram o título de 2023, em um edição marcada por surpresas e desdobramentos improváveis. Superando as expectativa da imprensa e dos torcedores, o Botafogo iniciou o Campeonato Brasileiro de 2023 de forma avassaladora, empilhando vitórias e chegando a registrar 13 pontos de vantagem para o segundo colocado.
No entanto, durante a boa fase da equipe no campeonato, o Botafogo perdeu seu então treinador, o português Luís Castro, que optou por pedir demissão e aceitar uma proposta multimilionária do Al-Nassr, da Arábia Saudita. Com a troca no comando técnico do time, o Botafogo começou a enfrentar instabilidades e uma queda de desempenho dentro de campo, as quais começaram a ameaçar um título já considerado ganho por parte da torcida.
O estopim para a derrocada do Botafogo em 2023 aconteceu justamente em um partida contra o Palmeiras, disputada no Nilton Santos, casa do time carioca. Na ocasião, o Botafogo conseguiu abrir uma diferença de 3×0, e ainda desperdiçou um pênalti, que poderia ter transformado o placar em goleada. No entanto, já no segundo tempo, o Palmeiras de Abel Ferreira, considerado um “técnico perfeito” por muitos, demonstrou um grande poder de resiliência e superação, marcando 4 gols em poucos minutos e encerrando a partida com uma vitória de 4×3.
Inevitavelmente, os acontecimentos de 2023 serviram para acirrar ainda mais o duelo entre os dois times na disputa pelo Brasileirão desse ano. Há quem acredite que o Botafogo não irá suportar a pressão, e também aqueles que defendam que o fracasso do ano anterior não terá nenhum impacto em 2024.