Se você já andou de avião e ficou olhando bastante tempo pela janela, provavelmente você deve ter percebido um pequeno orifício nas janelas do avião. Muitos acreditam que o buraco está lá com algum objetivo relacionado à pressurização da cabine. Para sanar as dúvidas de muitos usuários da internet, o site io9 entrevistou o Diretor de Tecnologia da GKN Aerospace, Marlowe Moncur, empresa responsável pelo desenvolvimento, design e manufaturamento das janelas de cabine de aviões.

Para esclarecer todas as dúvidas, o manual de manutenção do Boeing 737 apresenta algumas ilustrações que mostram de forma clara o objetivo desse orifício. A maioria das janelas das cabines de passageiros dos aviões comerciais que estão em operação seguem o seguinte diagrama:

1

A janela dos aviões é feita de acrílico e tem um painel exterior, um painel central e um painel interior. De acordo com Marlowe esses painéis são instalados em uma área emborrachada que sela completamente a fuselagem do avião. Para nenhum dos painéis gerar atrito entre si, existe um selo combinado/espaçador que distancia o painel externo do painel central. é necessário esse cuidado extra principalmente no painel externo pois pois ele é a estrutura primária, ou seja, ele carrega grande parte da pressão da cabine durante o voo.

E o buraco?

2

A finalidade do orifício de ventilação que está localizado na parte inferior do painel central é simples: ele serve como uma espécie de válvula de escape, permitindo que a pressão entre a atmosfera e o interior do avião estejam em equilíbrio. Esse pequeno buraco assegura que a pressão da cabine durante o voo seja aplicada somente no painel exterior preservando o painel central para situações de emergência e mantendo o interior intacto e livre das influências da atmosfera.

A integridade do conjunto é tão importante que se houver danos ao painel central, isso pode derrubar o avião. Os manuais de manutenção do 737 advertem para que seja observado todos os painéis pois a janela de um avião com o painel central rachado pode despressurizar a cabine.

Gostou da matéria? Veja também: 

30 fatos que nenhum piloto de avião vai te contar

Como sobreviver a um acidente de avião?

O que acontece quando um raio atinge um avião?

 

Publicado em: 25/05/15 18h38