Para que serve o terceiro pino dos novos plugues de tomada?

POR Magno Oliver    EM Curiosidades      29/09/15 às 19h08

Um nova sobre o formato de plugues e tomadas para o uso doméstico e similares entrou em vigor no ano de 2010. A comercialização desses formatos de tomadas e plugues só pode ser feita respeitando a NBR 14136.

Se uma tomada com dois pinos já eram sinal de dor de cabeça para muitas pessoas, com esse novo padrão, ela deve aumentar ainda mais. E os padrões dois pinos acabaram se tornando produtos antigos. Aqui no site da Fatos Desconhecidos, você já viu 10 produtos antigos extremamente bizarros (Clique aqui e confira a matéria).

E em que implica essa mudança no formato de plugues e tomadas? Por que as tomadas agora possuem um terceiro pino?

tomadaspadraobrasileiro

O novo formato é bastante elogiado por engenheiros. Eles afirmam que o novo modelo proporcionou mais segurança nas instalações e foi fruto de muito estudo e pesquisa. Esses novos formatos são uma espécie de repaginação das tomadas de computador, as chamadas 2P+T (que significa dois pinos mais terra).

O terceiro pino foi feito para ser usado em eletrodomésticos que necessitam de aterramento. Em termos gerais, são aparelhos que podem causar choques elétricos nas pessoas que entram em contato com eles. É o chamado pino terra, que faz a ligação do aparelho com o sistema de aterramento da rede elétrica. O terceiro pino protege os usuários de pequenos choques.

tomada-novo-padrao-2

A rede elétrica do Brasil é basicamente composta por dois condutores de energia chamados fase e neutro. A primeira é o condutor no qual a tensão elétrica é transmitida. Já o neutro tem o potencial elétrico igual a zero. Entre os eletrodoméstico mais comuns que já possuem o novo formato estão os computadores, máquinas de lavar, microondas e geladeiras.

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+