Curiosidades

Pastor é detido após levar fiel a motel com promessa de curá-la de câncer

0

O câncer talvez seja uma das doenças mais temidas pelo mundo inteiro. Ele é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado, maligno, de células. Quando ele não é tratado, esse crescimento exagerado celular pode levar à morte.

Mesmo existindo vários tratamentos contra o câncer, as pessoas que recebem esse diagnóstico tentam de tudo para se curar da doença. E em determinados casos, pessoas podem abusar da boa fé dos doentes. Como por exemplo, esse pastor da Igreja Batista Renovada Rosa de Saron de Governador Valadares, em Minas Gerais.

Caso

Terra

Na segunda-feira dessa semana, ele foi detido depois da denúncia de uma jovem. De acordo com ela, ele a levou para um motel e prometeu curá-la de um suposto câncer. Conforme informado pela Polícia Militar, esse caso foi registrado como tentativa de violação sexual mediante fraude.

Ainda de acordo com a jovem de 23 anos, ela frequentava a igreja a pouco tempo. E em um dia de oração, o pastor, de 45 anos, disse a ela que tinha tido um visão onde lhe foi revelado que ela estaria com um câncer. Depois de lhe falar isso, o pastor ofereceu ajuda para curar a jovem.

Então, na segunda-feira, o pastor buscou a jovem em casa, mas ela não sabia para onde estava sendo levada. Os dois entraram em um quarto e, em determinado momento, a jovem percebeu que era um quarto de motel.

Conforme a denúncia dela, o pastor a pediu que ela passasse óleo no corpo e um sabonete que era específico para a cura enquanto ele iria tomar um banho. Nesse momento, a jovem aproveitou que o pastor não estava por perto e fugiu do local.

Ela ligou para o seu marido e foi com ele até a delegacia prestar queixa sobre o que tinha acontecido.

Versão do pastor

TRT4

Depois da denúncia, os policiais foram até a casa do pastor e ele deu sua versão dos fatos. De acordo com ele, ele realmente teve a visão de que a jovem estaria com câncer e que eles estiveram em um motel onde ele a curaria. No entanto, o pastor disse que não sabia que o lugar era um motel. Ele achou que era um quarto comum de hotel.

Ele também disse que o objetivo inicial era levar a jovem para subir um monte, mas ela estava carregando um bebê. Por conta disso ele foi para um lugar mais fresco. Contudo, a polícia não conseguiu confirmar se tinha mesmo uma criança presente no local, já que a jovem não falou nada a respeito.

Ainda conforme o pastor, ele foi tomar banho porque estava se sentindo sujo.

Cura do câncer

Onco corpore

Nesse caso, a cura seria de um suposto câncer dito pelo pastor. Mas nos casos reais da doença, os pacientes podem ouvir termos como “remissão” e “cura”. Isso acontece porque se o tratamento feito for bem sucedido, os médicos podem dizer que o tumor entrou em remissão, sendo ela completa ou parcial. E depois de alguns anos de terapia, eles podem dizer que o paciente teve a cura do câncer no momento em que não existem mais sinais ou riscos do tumor para o organismo.

Muitas pessoas confundem o que cada termo significa e muitas vezes os usam até como sinônimos. Contudo, cura e remissão são coisas diferentes, mesmo sendo expressões usadas nos resultados do tratamento contra o câncer. E saber essa diferença é ainda mais importante no nosso país porque aqui existe uma tendência do aumento de casos da doença.

De acordo com o National Cancer Institute (NCI), dos Estados Unidos, um câncer está em remissão quando não existem mais vestígios ou sinais dele depois do paciente ter passado pelo tratamento oncológico e ter feito vários testes. Nesses casos, os médicos dizem que o paciente está em remissão completa.

Contudo, todos sabem que o câncer não é uma doença fácil de ser combatida. Por conta disso, mesmo que um tratamento tenha sido bem sucedido, algumas células cancerígenas podem escapar e, por conta disso, a doença voltar em algum momento mais oportuno. Justamente por isso que os médicos não declaram a cura da doença logo de cara.

“Se você permanecer em remissão completa por 5 anos ou mais, alguns médicos podem afirmar que você está curado”, apontou o NCI.

Esse tempo de cinco anos existe porque, na maior parte dos casos de câncer reincidente, eles acontecem nos primeiros anos do tratamento. No entanto, mesmo depois que a cura for declarada, o paciente deve continuar fazendo acompanhamento regular, com intervalos mais longos.

No caso da remissão de um câncer, ela pode ser completa ou parcial. Quando ela é completa, assim como o nome indica, não existe mais nenhum sinal detectável do câncer no organismo do paciente. Contudo, essa remissão também pode ser parcial. Nesse caso, o câncer diminuiu ou parou de crescer por conta do tratamento. Em uma visão mais técnica, para que esse diagnóstico seja dado, o tumor ou as células cancerígenas precisam diminuir pelo menos 50% e não terem sinais de crescimento.

Fonte: Terra

Imagens: Terra, TRT 4, Onco corpore

Porsche e Louis Vuitton são as marcas mais valiosas do mundo, veja ranking

Artigo anterior

Com cem metros a mais que o Titanic e pesando 5,4 vezes mais, o Icon of the Seas será lançado em 2024

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido