Curiosidades

Pessoas com traço de personalidade sombrio respondem à pandemia de formas diferentes

0

Quando falamos sobre personalidade, nos referimos ao conjunto de características psicológicas capazes de definir o comportamento de uma pessoa. É isso que define os ideias e ações que cada indivíduo é capaz de tomar, propriamente dito. Realmente, se refere à identidade daquela pessoa.

E a personalidade de cada um interfere de forma direta em como ela se comportará em determinada situação. Como por exemplo, todos nós vivemos a mesma pandemia. No entanto, nem todas as pessoas reagiram da mesma forma às suas consequências.

Um estudo recente sugeriu que existem algumas diferenças bem significativas na maneira como as pessoa que têm traços de personalidade sombrios reagiram à pandemia do coronavírus.

Dentre esses traços “sombrios” estão o narcisismo, psicopatia, sadismo e maquiavelismo. Eles são frequentemente relacionados com resultados sociais negativos. E são referidos, na psicologia, como “tétrade negra”.

Estudo

O estudo foi feito observando 402 pessoas nos Estados Unidos com idade entre 18 e 78 anos. Com essa observação, os pesquisadores da Universidade do Mississippi descobriram que existiam algumas diferenças sutis, mas que eram perceptíveis, relacionadas a esses traços de personalidade.

“Nossas descobertas indicam que durante os estágios iniciais da pandemia nos Estados Unidos, a personalidade sombria previu respostas cognitivas e emocionais à pandemia de maneira diferenciada”, escreveram eles.

Os pesquisadores pediram para que os participantes preenchessem um questionário online sobre os seus sentimentos, pensamentos e comportamentos durante a pandemia. E os pesquisadores classificaram os traços de personalidade deles usando a medida Dirty Dozen e o teste de Avaliação de Personalidade Sádica.

Aquelas pessoas com traços de personalidade narcisistas e maquiavélicas lutaram emocionalmente com a convulsão social que a pandemia trouxe. No entanto, as pessoas que foram classificadas como tendo traços sádicos tiveram um efeito positivo em resposta ao coronavírus.

“Pode ser que esses indivíduos obtenham prazer com eventos que geralmente são percebidos como tendo um impacto negativo na sociedade”, explicaram os autores.

Personalidade

Além das respostas emocionais, os pesquisadores analisaram como os tipos de personalidade mudaram o comportamento das pessoas em resposta à pandemia. E nos resultados foi visto que nenhum dos traços de personalidade sombrio foram preditores do comportamento de acumulação.

Contudo, as pessoas com traços narcisistas ou psicopáticos eram menos propensas a terem comportamentos de limpeza regular. Como por exemplo, limpar os lugares que são tocados com frequência. Quanto mais alto eram esses traços de personalidade, menor era o comportamento de limpeza.

Já as pessoas com traços maquiavélicos tinham mais medo de serem infectados com o coronavírus.

Anteriormente, em julho e novembro, dois estudos foram publicados e descobriram que alguns traços de personalidade sombrios poderiam prever a probabilidade das pessoas seguirem as recomendações de saúde pública.

No entanto, essa nova pesquisa não concluiu que esse foi o caso. Mas a maior parte dos participantes disseram que estavam respeitando o distanciamento social, lavavam com frequência as mãos e estavam evitando viagens e encontros.

Formas de lidar

Por mais que o estudo tenha focado apenas nas ligações e não no que estava causando essas diferenças, os pesquisadores sugeriram que a maneira como a tétrade negra responde às crises pode ter alguma coisa a ver com a importância da estabilidade social para cada um dos traços de personalidade.

“Os resultados do estudo atual representam um acréscimo importante a nossa compreensão de como os traços de personalidade sombrios funcionam em tempos incertos. E a nossa compreensão geral das experiências psicológicas de pessoas que vivem durante uma pandemia global”, concluíram os autores.

5 descobertas espaciais épicas que foram feitas em 2020

Matéria anterior

É isso que acontece com nosso corpo quando tomamos suco de picles

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos