Com o passar do tempo, os carros foram ficando cada vez mais modernos e se adaptando às novas necessidades. E existem empresas que são conhecidas pelo seu design e pensamento futurístico, como é o caso da Tesla. Quando a empresa revelou o visual nada convencional do Tesla Cybertruck, a picape elétrica projetada por Elon Musk, o bilionário parecia saber que o modelo seira polêmico. “Não vai ser para todo mundo”, afirmou ele na época.
Tanto que, desde novembro do ano passado, quando a Cybertruck começou a ser entregue para seus donos, o modelo causou várias reações de amor e ódio. O que parece combinar muito com seu idealizador, Elon Musk, que está sempre chamando atenção na internet e é amado e odiado pelas pessoas.
Além do design em si, recentemente as pessoas têm mostrado como os donos da Cybertruck estacionam mal e dirigem agressivamente, além de fazer uma generalização sobre as pessoas que se identificam com um veículo tão chamativo.
Também existem vídeos mostrando o modelo imobilizado por areia, água e neve com os comentários dos posts sempre cheios de satisfação por ver o carro sem poder fazer nada.
De acordo com Richard Zhang, de Pittsburgh, proprietário de uma Cybertruck, a maior parte das vezes sua experiência com o veículo foi positiva, mas às vezes que não foram, foram muito ruins. “As pessoas estão tão cheias de raiva que perderam todo o senso de decência e respeito”, disse Zhang.
Para Drew Magary, redator do SFGate, site de notícias de San Francisco, que deu uma volta no modelo da Tesla recentemente, escreveu em sua coluna satírica o que achou. “Eu me encaixo perfeitamente no perfil do cliente. Sou alto, branco e falo alto. Não tenho muitos amigos onde moro. E o mais importante é que quero desesperadamente que as pessoas pensem que sou incrível”, escreveu ele.
Cybertruck e guerra cultural
Há muito tempo as pessoas usam os carros para expressar sua personalidade. Contudo, fazia anos que nenhum modelo provocava reações tão fortes e tinha um significado cultural expressivo como a Cybertruck.
Enquanto estava em desenvolvimento, a imagem pública de Musk foi mudando. Ele passou de queridinho do Vale do Silício para o dono combativo do antigo Twitter e apoiador de Donald Trump.
Mesmo assim, a imagem pública de Musk não ofuscou por completo a Tesla. Segundo David Tracy, redator-chefe do site de cultura automobilística The Autopian, produtos da empresa existem independente do bilionário. “São lógicos, aerodinâmicos, eficientes, e fazem sentido do ponto de vista da utilidade. Você pode se convencer de que qualquer um teria desenvolvido esses carros”, observou Tracy.
Embora isso seja verdade, a política de Musk pode também estar fazendo com que possíveis compradores não queiram comprar nenhum modelo da Tesla. Talvez por conta disso quem tem uma Cybertruck se destaque ainda mais.
E como vivemos em tempos onde as implicações políticas das decisões dos consumidores são levadas extremamente em conta, comprar uma Cybertruck pode ser interpretado como ser simpatizante de Musk e das suas ideias.
Fonte: R7
Imagesn: Top gear