Curiosidades

Picatrix, o misterioso e mais antigo livro sobre astrologia

0

A astrologia atualmente virou uma espécie de religião para algumas pessoas. Hoje em dia, olhamos mais a relação dos planetas com o horário e dia do nascimento para ser um fator determinante do seu comportamento, estilo de vida, crenças e outras coisas na vida. Mas, desde os tempos antigos, a astrologia tinha um papel muito importante na vida das pessoas.

As estrelas tinham bastante importância desde os tempos imemoriais em que a humanidade se dedicava a seu estudo. Alguns exemplos são desde Stonehenge, passando pelos povos astecas até as pirâmides do Egito. Mas essa ligação com a astrologia também está presente não somente na arquitetura, mas também na literatura.

Um exemplo disso é Picatrix, um misterioso grimório que mostra as aplicações mágicas das estrelas. Esse livro de 400 páginas de magia e astrologia foi escrito no primeiro milênio supostamente por Abū- Maslama Muhammad ibn Ibrahim ibn ‘Abd al-da’im al-Majrīt, um astrônomo, matemático e alquimista de Al-Andalus.

Existem aquelas pessoas que discordam da autoria do livro e atribuem sua confecção a um aprendiz desconhecido, que viveu em uma misteriosa escola de magia do Oriente Médio. Isso por causa do estilo em que o livro foi apresentado que se parece mais com um caderno.

Livro

O astrônomo tentou reunir todo o conhecimento sobre magia astral do Oriente Próximo, dos século VIII e IX. O título em árabe é traduzido como O Objetivo do Sábio ou Objetivo do sensato, depois ele foi traduzido para o espanhol, e em seguida, para o latim no século XIII. Foi nessa época, que o livro foi traduzido para Picatrix. E o título também é usado às vezes para se referir ao autor do livro.

A tradução para o latim ficou bastante famosa e popular na Europa , ntre os séculos XV e XVIII. E a versão castelhana está supostamente perdida, mas a tradução latina se espalhou por todo Ocidente e alcançou um sucesso notável entre os séculos XV e XVIII.

O conteúdo do Picatrix é bastante variado. Nele, pode ser encontrada magia talismânica e correspondências astrológicas em animais, plantas, metais, pedras através dos quais é possível atrair e canalizar a energia dos planetas para um determinado evento. Ele é desenvolvido de acordo com a vontade de quem o pratica.

O livro foi bastante popular e prometia ensinar ao seu leitor sobre como obter a energia dos planetas e do cosmos. Tanto que vários autores resumem esse trabalho como sendo “a exposição mais completa da magia celestial em árabe”. E no Picatrix, vemos referências à magia talismânica e referências astrológicas a animais, plantas, metais e pedras.

Astrologia

É visto também itens sobre a numerologia em correspondência com as casas lunares. Isso, para que seja possível planejar rituais baseados no momento mais propício, de modo que a energia das estrelas favoreça o resultado.

O livro não se limita à aplicações da astrologia em diferentes aspectos. Nele também é possível ver receitas de feitiços bizarros com ingredientes perigosos como haxixe, ópio e outras plantas psicoativas, que eram usadas em grandes quantidades para induzir o usuário a estados alterados de consciência e jornadas astrais.

No livro, ainda se explica como criar e animar estátuas mágicas e talismãs. Além de também falar de cidades inteiras construídas usando os princípios da magia astrológica.

Essa cena deletada de Game of Thrones poderia ter mudado o destino de Cersei

Matéria anterior

7 coisas estranhas que só existem na Rússia

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar