• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Picatrix, o misterioso e mais antigo livro sobre astrologia

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      19/06/19 às 17h43

A astrologia atualmente virou uma espécie de religião para algumas pessoas. Hoje em dia, olhamos mais a relação dos planetas com o horário e dia do nascimento para ser um fator determinante do seu comportamento, estilo de vida, crenças e outras coisas na vida. Mas, desde os tempos antigos, a astrologia tinha um papel muito importante na vida das pessoas.

As estrelas tinham bastante importância desde os tempos imemoriais em que a humanidade se dedicava a seu estudo. Alguns exemplos são desde Stonehenge, passando pelos povos astecas até as pirâmides do Egito. Mas essa ligação com a astrologia também está presente não somente na arquitetura, mas também na literatura.

Um exemplo disso é Picatrix, um misterioso grimório que mostra as aplicações mágicas das estrelas. Esse livro de 400 páginas de magia e astrologia foi escrito no primeiro milênio supostamente por Ab?- Maslama Muhammad ibn Ibrahim ibn "Abd al-da"im al-Majr?t, um astrônomo, matemático e alquimista de Al-Andalus.

Existem aquelas pessoas que discordam da autoria do livro e atribuem sua confecção a um aprendiz desconhecido, que viveu em uma misteriosa escola de magia do Oriente Médio. Isso por causa do estilo em que o livro foi apresentado que se parece mais com um caderno.

Livro

O astrônomo tentou reunir todo o conhecimento sobre magia astral do Oriente Próximo, dos século VIII e IX. O título em árabe é traduzido como O Objetivo do Sábio ou Objetivo do sensato, depois ele foi traduzido para o espanhol, e em seguida, para o latim no século XIII. Foi nessa época, que o livro foi traduzido para Picatrix. E o título também é usado às vezes para se referir ao autor do livro.

A tradução para o latim ficou bastante famosa e popular na Europa , ntre os séculos XV e XVIII. E a versão castelhana está supostamente perdida, mas a tradução latina se espalhou por todo Ocidente e alcançou um sucesso notável entre os séculos XV e XVIII.

O conteúdo do Picatrix é bastante variado. Nele, pode ser encontrada magia talismânica e correspondências astrológicas em animais, plantas, metais, pedras através dos quais é possível atrair e canalizar a energia dos planetas para um determinado evento. Ele é desenvolvido de acordo com a vontade de quem o pratica.

O livro foi bastante popular e prometia ensinar ao seu leitor sobre como obter a energia dos planetas e do cosmos. Tanto que vários autores resumem esse trabalho como sendo "a exposição mais completa da magia celestial em árabe". E no Picatrix, vemos referências à magia talismânica e referências astrológicas a animais, plantas, metais e pedras.

Astrologia

É visto também itens sobre a numerologia em correspondência com as casas lunares. Isso, para que seja possível planejar rituais baseados no momento mais propício, de modo que a energia das estrelas favoreça o resultado.

O livro não se limita à aplicações da astrologia em diferentes aspectos. Nele também é possível ver receitas de feitiços bizarros com ingredientes perigosos como haxixe, ópio e outras plantas psicoativas, que eram usadas em grandes quantidades para induzir o usuário a estados alterados de consciência e jornadas astrais.

No livro, ainda se explica como criar e animar estátuas mágicas e talismãs. Além de também falar de cidades inteiras construídas usando os princípios da magia astrológica.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+