Curiosidades

Piscina desaba em edifício de luxo no Espírito Santo

0

Nesta última quinta-feira, 22/04, a garagem de um prédio de luxo, localizado em frente à praia de Itaparica, em Vila Velha, no Espírito Santo, foi inundada após uma piscina de 25 metros desabar sobre o local. As câmeras de segurança do edifício, onde residem 270 pessoas, registraram todo o incidente. Além da água ter invadido a garagem, pedaços da piscina foram encontrados na calçada diante do prédio por todos que passavam pela área no momento do ocorrido.

De acordo com uma reportagem publicada pelo Yahoo Notícias, ninguém ficou ferido. Por conta do ocorrido, os moradores do edifício tiveram que deixar os apartamentos. Além disso, parte da orla onde o prédio está localizado teve que ser interditada. A Defesa Civil, no momento, realiza uma vistoria para garantir que não haja nenhum outro contratempo. Segundo informou a reportagem do Yahoo Notícias, os moradores devem voltar ao prédio na próxima terça-feira, 27/04.

Detalhes

Conforme expôs a reportagem do Yahoo Notícias, o edifício Parador, local onde o caso ocorreu, foi finalizado em 2018 pela construtora Argo. Em nota emitida ao portal G1, a empresa disse “que prestou e mantém toda a assistência necessária às famílias do prédio, além de colaborar com as autoridades e órgãos competentes”.

A evacuação dos moradores foi orientada pela Defesa Civil como uma iniciativa preventiva. Os moradores só devem retornar ao edifício após todas as avaliações necessárias serem realizadas. A construtora Argo revelou ao Yahoo Notícias que “se prontificou de imediato em arcar com todos os custos dos moradores com hotel e afins, visando que essa situação seja vencida com o menor impacto possível”.

De acordo com a Defesa Civil, o desabamento da piscina não ocasionou nenhum dano à estrutura geral da edificação. O parecer da Defesa Civil é compatível com o laudo emitido por engenheiros que visitaram o local. Como não há divergências de posicionamentos, os moradores devem, conforme já informado na reportagem, retornar ao prédio na terça-feira, 27/04.

“Para resguardar a segurança dos moradores, evitar possíveis aglomerações e o alto fluxo de prestadores de serviço nesse momento de pandemia, o retorno acontecerá de forma gradativa. Nesse período, a Argo vai continuar a arcar com as despesas de hotel e afins”, diz parte da nota emitida pela construtora.

Piscina

Não sabemos ao certo o motivo que ocasionou o incidente que acabamos de registrar aqui. Os meios de comunicação que cobriram o ocorrido informaram apenas fatos precisos, mas não estenderam o tema. Não obtivemos acesso ao laudo da Defesa Civil mas, segundo as informações que foram disponibilizadas pelos veículos de comunicação, supõe-se que a estrutura não suportou a pressão que a água exerce ou que houve algum vazamento no local.

De todas as formas, o incidente nos dá margem para entender o que precisamos saber antes de adquirirmos uma casa com piscina ou um apartamento em um prédio que tenha uma.

Independentemente do local, quando se planeja construir uma piscina – ou adquirir um imóvel com uma -, é preciso ter em conta certas considerações. É necessário saber, por exemplo, se a estrutura irá suportar o peso da piscina. É importante saber também se no local onde a piscina será instalada há proteção contra vazamentos. Além disso, é imprescindível investir em um seguro, afinal, nunca se sabe se futuramente haverá algum problema.

Em linhas gerais, caso decida construir uma, contrate o empreiteiro certo para instalá-la. Caso compre um imóvel com piscina, fale com profissionais experientes para certificar-se de que tudo está em ordem e que você e sua casa estão seguros.

Fotos impressionantes de 5 castelos ao redor do mundo

Matéria anterior

Empresas investem mais na fabricação de robôs hiper-realistas durante a pandemia

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.