Curiosidades

Por que a cola SuperBonder não gruda dentro da embalagem?

0

Se você já precisou de supercola, então conhece o SuperBonder. Essa marca, que virou sinônimo de alta fixação, serve para grudar praticamente qualquer coisa. Mas você já se perguntou como ela não gruda na própria embalagem?

Afinal, esse produto é surpreendentemente fixador, e mantém quase todos os reparos firmes por um bom tempo. No entanto, ela está dentro de um recipiente, e supostamente deveria agir nele também, não é? É isso que vamos entender abaixo.

O que é SuperBonder?

Via Obra e Lar

O Super Bonder é uma marca de adesivo instantâneo, também conhecido como supercola. Ele é usado para colar uma variedade de materiais, como plástico, metal, borracha e outros.

Essa cola é conhecida por sua secagem rápida e forte aderência, sendo útil em muitas situações, desde reparos domésticos até projetos de artesanato.

A fama da marca veio por lançar um dos produtos que melhor funcionam no mercado, além de propagandas que deixaram a cola popular. Agora, mesmo que existam outras alternativas, o SuperBonder é a escolha mais óbvia.

Qual a composição?

A composição exata do Super Bonder pode variar um pouco entre diferentes formulações, mas, em geral, a maioria dos adesivos instantâneos, incluindo a marca, trabalham com o cianoacrilato como principal ingrediente.

O cianoacrilato é uma resina que polimeriza rapidamente quando entra em contato com a umidade presente no ar, formando uma ligação forte entre as superfícies a serem coladas.

Além do cianoacrilato, outras formulações podem incluir pequenas quantidades de estabilizadores, aceleradores de cura e outros aditivos para melhorar o desempenho do adesivo em diferentes condições.

Por que o SuperBonder não cola na embalagem?

Justamente por conta do cianoacrilato! Essa substância endurece em contato com a umidade do ar. No entanto, a embalagem da cola é supervedada, sem umidade ou contato para que ela endureça.

Dessa forma, mesmo que a resina acrílica seque imediatamente ao entrar em contato com o lado exterior, o lado interior segue protegido.

Enquanto isso, se você abrir a embalagem mais do que somente a ponta, certamente o SuperBonder irá endurecer rapidamente e não sair mais do recipiente. Por isso, recomenda-se usar somente seu bico de aplicação, mantendo fechado de maneira firme e em local fresco.

Qualquer contato com a umidade do ar fará com que a cola endureça, e será mais difícil manipulá-la no produto que você deseja grudar.

Como remover SuperBonder?

Via WikiHow

Agora, se você colou SuperBonder sem querer e quer removê-lo, pode enfrentar alguns desafios. No entanto, a mesma composição que faz a resina ser tão dura também sai em contato com algumas soluções.

A mais comum é a acetona, muitas vezes totalmente eficaz na remoção de Super Bonder. Para usar essa técnica, umedeça um algodão com acetona e aplique cuidadosamente sobre a área colada. Deixe agir por alguns minutos e, em seguida, tente separar os objetos.

Além disso, se possível, mergulhe a área afetada em água morna com sabão. A água pode ajudar a enfraquecer a ligação do SuperBonder, deixando-o mais solto para você retirar a camada da cola.

Se precisar de mais fricção, use óleo de cozinha, de coco ou de azeite, que ajudam a amolecer a cola na área. Deixe agindo por alguns minutos e tente separar o local afetado.

Por fim, se não conseguir aplicar solventes no momento, tente lixar a superfície colada, mas com suavidade. Essa fricção forçada pode ajudar a enfraquecer a cola, facilitando a retirada. Por outro lado, causa alguns danos no produto.

Assim, a principal dica é ter cuidado antes de abrir a embalagem, e aplicar somente quando tiver certeza do que quer grudar!

 

Fonte: Metrópoles

Imagens: Obra e Lar, WikiHow

Submarino nuclear afundado pode estar vazando radiação no oceano

Artigo anterior

Quem é o padre que descobriu que será pai e pediu dispensa da Igreja

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido