Curiosidades

Por que a cor favorita das pessoas do mundo é a azul?

0

Todos nós temos preferências sobre tudo que existe. Temos aquela banda preferida, uma música que mais gostamos de ouvir, um lugar que preferimos ir, uma comida que gostamos de nos alimentar e, é claro, a cor que mais nos agrada. É sempre uma coisa bem pessoal, embora cause polêmica em algumas pessoas, quando os gostos são diferentes. No entanto, existem ainda coisas que são preferidas pela maioria. Dificilmente, quando há várias opções, o gosto será perfeitamente dividido. E foi pensando nisso, que decidimos buscar qual é a cor preferida pela maioria. O resultado? Azul!

De acordo com alguns estudos, o azul está no topo das cores preferidas de 45% das pessoas do mundo todo. O azul possui 111 tons diferentes catalogados, além de suas associações, claro. Essa cor é associada à calma, simpatia, harmonia e fidelidade. Entre todas as civilizações, o azul está entre as cores mais populares, o que aumenta ainda mais a taxa de quem goste. Mas por quê? Como descobriram esse gosto? Confira conosco a seguir e entenda melhor. Aproveite para compartilhar com seus amigos.

De onde saiu isso, de que o azul é a cor preferida da maioria das pessoas?

Ainda na década de 1920, pesquisadores já estavam quase desistindo de obter a resposta sobre a cor preferida das pessoas. Isso porque as respostas pareciam sempre muito particulares, para serem estudadas de forma substantiva. No entanto, conforme as ferramentas estatísticas e a padronização das cores melhoravam, ideias surgiam, mesmo que de forma lenta, com o passar das décadas. Assim, surgiram novas ideias de estudar o assunto.

Resultado da preferência

Estudos feitos, já em 1941, indicavam que as matizes azuladas estavam no topo da preferência da maioria. Essa preferência não se limitava a gênero, geografia e nem mesmo afiliação política. Embora os estudos e pesquisas ainda tivessem um longo caminho para descrever, essa distribuição das preferências por cores, era outro mistério que pairava. Por que essas preferências estavam em primeiro lugar?

Explicação

Segundo pesquisas, realizadas pelos psicólogos Stephen E. Palmer e Karen Schloss, nos últimos anos, a resposta está em nosso DNA. Inclusive, o resultado de um estudo, publicado em 2010, mostra que a nossa preferência por uma cor faz várias ligações. Esse apreço está ligado ao que gostamos e que possui determinada cor. O seu apego pela cor laranja, por exemplo, pode estar ligado ao quanto você gosta de abóboras, cones de trânsito e cheetos, por exemplo. Para o verde, pode variar do quanto você gosta de árvores, gramas e até mesmo brócolis, por exemplo.

“Acontece que, se você olhar para todas as coisas associadas ao azul, vai perceber coisas positivas”. Isso foi dito por Schloss, que é professor e assistente de psicologia da Universidade de Wisconsin-Madison. “É muito difícil pensar em coisas azuis negativas. Muitas coisas que relacionamos como ‘azuis’ e ruins, não são exatamente azuis. Essas são, muitas vezes, mais roxas do que azuis”, concluiu ele.

Também costumamos associar o azul em grande parte do céu e à água. Isso faz com que aumente a nossa preferência média pela cor, até mais do que pelo resto do arco-íris. Além disso, as associações não se limitam a uma determinada região do planeta. Essa é, segundo os estudiosos, uma preferência global.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Por que a Billie Eilish usa apenas roupas largas?

Matéria anterior

Quantas e quais espécies de seres humanos já existiram na Terra?

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.