Por que algumas pessoas são alvos de mosquitos?

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      10/06/15 às 16h28

Não tem nada mais chato do que estar se divertindo em um churrasco na beira da piscina e ser atacado por um mosquito ou pernilongo. Logo, começa aquela coceirinha chata, que não passa nunca e te incomoda o resto do dia. O pior é olhar para o lado e ver que ninguém mais está sofrendo com você. Já parou para pensar por que algumas pessoas são alvos de mosquitos, e outras não? Será que estes bichinhos têm preferências na hora de sugar nosso sangue?

A resposta é sim. Mosquitos não gostam de qualquer tipo de sangue, e sabem escolher. De acordo com especialistas, uma em cada dez pessoas é altamente atrativa para estes insetos. O tipo sanguíneo e a alimentação podem afetar a decisão do mosquito, e tornar algumas pessoas alvos para os sugadores. E, ao contrário do que as pessoas pensam, o sangue humano não serve de almoço para os mosquitos. As fêmeas - os machos não atacam os humanos - precisam de sangue humano para desenvolver óvulos férteis.

Tipo O

Não se sabe o porquê, mas estudos clínicos revelaram que os mosquitos preferem pessoas com tipo sanguíneo O. Em 1972, duas cientistas britânicas realizaram um experimento com pessoas de todos os tipos sanguíneos, e os mais atacados foram os do tipo O. Já em 2004, pesquisadores japoneses testaram 64 voluntários, e confirmaram a preferência dos insetos.

Colesterol e outros resíduos corporais

Entre os voluntários atingidos na pesquisa japonesa, foi também detectado que a maior parte dos insetos buscava pessoas que secretavam sacarídeos - ou seja, açúcar - pela pele. Pessoas com altos níveis de colesterol e esteroides acabam transpirando estes compostos, que atraem os mosquitos. Os insetos também gostam de pessoas que produzem quantidades excessivas de certos ácidos corporais, como o ácido úrico. Até mesmo o dióxido de carbono que emitimos pode ser sentido pelos mosquitos a 50 metros de distância. A secreção deste gás é bastante comum - e em grande quantidade - em mulheres grávidas.

Cerveja

Um estudo japonês de 2002 mostrou que pessoas que consumiram cerveja se tornaram mais atraentes para os insetos. Não se sabe porque, mas a cerveja deixa o sangue humano mais adocicado e, portanto, mais saboroso para os mosquitos.

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+