Por que botox falso causa botulismo?

Avatar for Bruno DiasBruno DiasCuriosidadesmarço 17, 2025

A toxina botulínica, conhecida popularmente como botox, é uma substância derivada da bactéria Clostridium botulinum que, em síntese, causa a paralisia dos músculos. Justamente por isso que ela é usada, na dermatologia, como uma forma de prevenir o envelhecimento. O que muitos não sabem é que aplicar de mal jeito, ou botox falso, pode causar vários problemas, como o botulismo, que é uma doença séria que pode levar a morte.

Esse risco é tão grave que, na última quarta-feira, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um comunicado, com alerta para os profissionais de saúde que trabalham com botox, por causa de duas notificações de botulismo por aplicações de toxina botulínica. Mas qual é o real risco da doença aparecer causada pelo uso da substância?

Botox e botulismo

Jornal NH

Como dito antes, o botox é produzido pela bactéria Clostridium botulinum e pelo nome é possível ver que ela é a mesma que causa o botulismo. Contudo, quando ela é usada em tratamentos estéticos, ela é diluída e purificada para eliminar os riscos da doença.

Um ponto importante é saber que somente profissionais qualificados, como dermatologistas e cirurgiões plásticos, podem aplicar o botox. No entanto, a realidade não é essa. Com a popularização dos procedimentos estéticos, pessoas que não tem qualificação ou um local correto, também, injetam a substância nas pessoas, o que traz um risco alto de problemas.

Além disso, a procedência do produto é de extrema importância e o consumidor tem direito de saber o lote, a validade e a origem da toxina botulínica usada para garantir a originalidade dela. É importante ficar alerta com o intervalo e histórico de aplicação porque o excesso, ou uma frequência alta, podem causar botulismo.

A doença tem quatro tipos. O primeiro é o infantil que normalmente aparece em crianças entre 3 e 26 semanas por conta do consumo de mel. O mais comum é o segundo tipo, o alimentar, que aparece devido ao consumo de alimentos contaminados ou mal conservados. O terceiro tipo, botulismo por ferimento, é o mais raro e é causado pelos ferimentos contaminados pela toxina.

O quarto tipo é o mais importante, o botulismo iatrogênico, que é causado pelo botox em excesso nos pacientes estéticos ou dermatológicos. Esse foi o tipo dos registros da Anvisa.

O botulismo causado pelo botox tem como sintomas visão borrada, pálpebras caídas, fala arrastada e dificuldade na deglutição. Nos casos mais graves acontece uma paralisia muscular generalizada que pode matar a pessoa.

Fonte: Canaltech

Imagens: Jornal NH

Seguir
Sidebar Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...