Por que colocamos o dedo no nariz?

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      19/03/15 às 21h27

Colocar o dedo no nariz é um gesto que a maioria faz ou já fez em algum momento da vida. O hábito de colocar o dedo no nariz para extrair muco, corpos estranhos ou também para ajustar a posição de objetos como jóias, é chamado de rinotilexomania.

A membrana mucosa do nariz produz, constantemente, um muco que uma vez seco, causa uma sensação de irritação que leva à compulsão em praticar o ato rinotiléxico. Esse ato compulsivo pode ser considerado transtorno mental ou comportamental.

A rinotilexomania pode acarretar em uma série de riscos à saúde e, por isso, os médicos recomendam que não seja praticado e que ao invés disso as pessoas usem lenços. Os riscos incluem infecção e sangramentos nasais e em casos raros pode causar perfuração do septo nasal. No entanto, a rinotilexia não afeta o olfato, uma vez que a cavidade nasal onde se encontram os nervos do olfato estão localizados em tal profundidade que não podem ser alcançados.

Pesquisas

43

Dois cientistas americanos realizaram uma pesquisa em 1995 no condado Dane, no Estado de Wisconsin. Em matéria divulgada pelo BBC Future, os resultados mostravam que dos 254 indivíduos que responderam  à pesquisa, pelo menos do que 91% admitiram ter o hábito de colocar o dedo no nariz, enquanto apenas 1,2% confessou fazer isso pelo menos uma vez a cada hora. Dois participantes relataram que a mania interferia em suas vidas.

Cinco anos depois, os médicos Chittaranjan Andrade e B.S. Srihari, do Instituto Nacional de Neurociências e Saúde Mental de Bangalore, na Índia, também decidiram pesquisar sobre esse hábito de colocar o dedo no nariz. No resultado dos médicos indianos, dos 200 adolescentes entrevistados, todos admitiram colocar o dedo no nariz aproximadamente 4 vezes ao dia. 7,6% dos entrevistados admitiram fazer o gesto mais de 20 vezes por dia, enquanto quase 20% disseram que praticavam o ato para aliviar coceiras ou para limpar o nariz. Outros 12% confessaram que o gesto lhes dava prazer.

Rafael Miranda
Jornalista viciado em memes e amante da cultura pop.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+