• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

É possível eliminar estrias do corpo? Descubra a verdade!

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Curiosidades      19/03/15 às 21h51

As estrias são bastante comuns e podem atingir partes do corpo como nádegas, seios, quadril e até mesmo braços. De acordo com a médica Tatiana Gabbi, "As estrias são cicatrizes que se formam quando há destruição de fibras elásticas e colágenas na pele, normalmente causada por um estiramento da pele".

Os motivos que podem fazer com que elas surjam são diversos, elas podem ocorrer por causa de gravidez, aumento de peso, colocação de prótese mamária, uso de anabolizantes ou por fatores hormonais.

estriiias

Quando as estrias surgem pela primeira vez elas costumam apresentar uma cor intensa, mas vão se tornando mais claras com o passar do tempo. No entanto, elas não somem sozinhas.

Apesar de não causarem nenhum risco para a saúde, elas costumam ser uma preocupação. Já que geralmente a aparência que elas causam na pele incomodam. Mas será que é possível se livrar das estrias? Felizmente, a resposta é sim.

Tratamento

estriaas

Durante muito tempo as estrias foram consideradas um mal sem tratamento, mas já existem formas de amenizá-las e até mesmo eliminá-las de vez. De acordo com especialistas, a eficácia de um tratamento de estria depende da fase em que a cicatriz está.

Atualmente, dois tipos de tratamentos são mais utilizados. O primeiro é a aplicação de Ácido retinóico. Ele pode ser usado em casa em forma de cremes. O ácido pode estimular a produção de colágeno na região em que há a estria, dessa maneira os sinais são amenizados.

A substância é mais eficiente para quem apresenta estrias em graus mais brandos. Além de utilizar o creme, é importante também manter a pele sempre hidratada.

A outra forma de tratamento é a utilização de raios infravermelho. A penetração da luz infravermelha produz um aumento da temperatura na derme, que pode chegar a 65°C.

Isso provoca uma desagregação do colágeno, que serve de estímulo à produção do novo colágeno. A pele é remodelada e com isso a aparência da estria muda.

Como prevenir

Apesar dos cremes e luz infravermelhas disponíveis, os especialistas afirmam que a prevenção é a melhor forma de tratamento. Como dito antes, é preciso manter a pele sempre hidratada. É preciso nutrir a pele ao máximo para garantir sua elasticidade e impedir a ruptura de suas camadas internas.

Algumas medidas, como evitar usar roupas apertadas é uma maneira de se precaver contra as estrias. A prática de exercícios físicos regularmente também pode ajudar, evitar oscilações de peso também pode ajudar.

Próxima Matéria
Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+