Ciência e Tecnologia

7 mais estranhas maravilhas da natureza

0

O mundo é um lugar imenso que pode esconder grandes maravilhas. Os chamados fenômenos são acontecimentos extremamente raros que podem ser observados ou sentidos pelos seres humanos. Infelizmente muitos de nós vamos morrer sem ver qualquer um dessas lindas e estranhas maravilhas da natureza.

A matéria de hoje buscou alguns dos eventos menos conhecidos que podem ser tão lindos e raros como a aurora boreal por exemplo. Alguns deles podem te causar medo, mas podemos garantir que você vai ficar com vontade de encontrar pelo menos um deles na vida real.

A Fatos Desconhecidos separou 7 mais estranhas maravilhas da natureza:

1- Flor esqueleto

Essas flores são lindas e só podem ser encontradas apenas em três lugares do mundo: China, Japão e nas Montanhas dos Apalaches. Suas pétalas são brancas e quando entram em contato com água, ficam quase totalmente transparentes, a não ser por finas linhas que lembram esqueletos.

O segredo está na estrutura celular das suas pétalas que as deixam assim quando estão molhadas. Cientistas já utilizaram para desenvolver superfícies transparentes que repelem óleo dentro da água. Isso é utilizado em óculos de mergulhadores e também em outras ferramentas subaquáticas.

2- Cachoeira de Sangue na Antártida

Esse fenômeno está localizado na Vales Secos de McMurdo na Antártida. No meio de muito gelo e formações rochosas, pode-se encontrar um “rio de sangue” e a explicação para isso pode ser tão bizarra quando o fenômeno em si.

Há dois milhões de anos, a Geleira de Taylor “aprisionou” microrganismos e esses não tiveram nenhum contato com o mundo exterior desde então. Mesmo sem nenhuma influência do sol, calor ou oxigênio, esses organismos floresceram a partir dessa comunidade aprisionada. Eles fluíram através do gelo e sua coloração vermelha se dá pelos altos níveis de ferro e salinidade.

3- Rosas do Deserto

Esses objetos que parecem ser rosas petrificadas na verdade são feitos de cristais. Ao longo de dezenas ou centenas de anos em áreas secas e arenosas, cristais de gesso ou de barita foram se juntando e criaram essas estranhas formações. Você pode encontrar essas formações de até 1 metro de diâmetro juntas, como se fosse um grande buquê de flores.

4- Arco-Íris de fogo

Você provavelmente nunca viu um desses, já que as condições para que ele aconteça são extremamente raras. Como você pode ver na imagem as nuvens precisam em uma posição específica e o Sol precisa estar alto para isso acontecer. Além disso os cristais de gelo precisam estar em uma posição especifica para formar essa maravilha.

5- Cobertura de teias

Isso pode ser o cenário de qualquer filme de terror. Milhares e mais milhares de pequenas aranhas formaram essa incrível cobertura de seda em florestas por todo o mundo. Esse fenômeno acontece depois de uma inundação, quando esses animais são obrigados a procurar abrigo em lugares altos.

Quando elas sentem que vai chover, elas utilizam balonismo, onde tecem um pequeno balão e usam o poder do vento para serem levadas para longe. Quando o balonismo aracnídeo acontece em massa, temos esse evento. Isso já foi registrado nos Estados Unidos, Austrália, Grã-Bretanha e Paquistão. Será que veremos isso algum dia no Brasil?

6- Icebergs “zebras”

Todo mundo conhece a Antártida por seus icebergs brancos e imensos, mas poucos conhecem os icebergs listrados. Como tudo nessa lista, eles são bastante incomuns por conta das condições que precisam acontecer para que eles existam.

o iceberg “zebra” acontece quando a água doce entrar em contato com a água do mar na hora que o iceberg está sendo formado. A água no mar possui diversos sedimentos e com ajuda das ondas acabam formando essas listras de gelo coloridas. As listras verdes são formadas pela água com algas marinhas e as azuis escuras são formadas pela congelação rápida da água sem que formem bolhas.

7- Oceano no céu

Se você ver um desses alguma vez na vida, sinta-se privilegiado. Esses fenômenos além de serem extremamente raros, também são extremamente rápidos para desaparecerem. O segredo está no vento e em sua temperatura.

Em dias com mais incidência de ventos, camadas de ar estão mais propensas a se encontrar e isso pode fazer com que as nuvens tomem formas como essa. Quando o ar quente se acumula em cima do ar mais frio e existem nuvens no seu caminho, elas acabam criando esse efeito de onda junto com o ar.

E aí, o que achou de todas essas maravilhas da natureza? Você já teve a sorte de presenciar algumas delas? Comenta aí e compartilha com todo mundo.

O nome que te dão ao nascer pode determinar como vai ser seu rosto

Matéria anterior

Conheça a história do carteiro que passou 33 anos construindo um castelo

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos