Por que gritamos "aaaaaaaaaai" quando sentimos dor?

POR Thamyris Fernandes    EM Curiosidades      10/12/14 às 21h03

Não há quem nunca tenha dito essa palavra ou quem ainda não a vá dizer por aí. O famoso "ai" ou "aaaaaaaai", dependendo da intensidade da dor; é realmente a primeira coisa que vem em nossa cabeça quando passamos por alguma situação dolorosa. Mas, afinal, porque emitimos esse som nesses momento?

Bom, essa já é outra história, que aliás, pode deixar muita gente decepcionada. Isso porque, como você já deve ter imaginado, a palavra "ai" não tem um significado concreto e, a bem da ver, se tornou uma interjeição ligada à sensação de dor por puro costume. Uma pessoa viu outra gritar assim quando sentia dor, que viu outra, que viu uma terceira e assim por diante, durante gerações.

Mas, como dizem os especialistas, não existe uma verdadeiro motivo - que possa explicado pela linguística - que determina o porquê dessa palavrinha ser a escolhida para isso. No entanto, se serve de consolo, quem entende do assunto também garante que não há um motivo concreto para a casa ser chamada assim ou a porta, ser chamada de porta. Foram sons escolhidos, em algum momento, e que acabaram significando a coisa para a qual foi escolhido que eles representassem.

1

O mais engraçado de tudo no caso do "ai" é que a expressão ligada a dor, em diversas partes do mundo, é bem parecida com essa. Os franceses, por exemplo, dizem  "aïe"; e os americanos, "ouch".

Apesar de tudo isso, nada garante que essa vai ser sempre a palavra usada para expressar dor. Como dizem por aí, a língua (idioma) é viva e está em constante alteração. Pode ser, por exemplo, que alguém ache legal algum dia testar outro som para expressar seu sentimento de dor e, assim, comece uma nova "moda" com relação a isso.

2

Doido, não?

Fique conosco! Talvez você goste de ler também Pessoas que acordaram do coma misteriosamente falando outros idiomas, 8 idiomas em extinção no mundo e 5 línguas da ficção que todo mundo pode aprender.

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+