Por que existe fogo colorido?

POR Pietro Bottura    EM Curiosidades      04/09/14 às 11h52

Se você já viu filmes como "Velozes e Furiosos" (o primeiro, mesmo) e se perguntou como existe fogo colorido, estamos aqui para responder sua dúvida.

Se você nunca viu fogo colorido e não sabe do que estamos falando, veja aqui uma explosão que gera fogo verde e fique maravilhado (é só a explosão, e pedimos desculpa pela música irritante de fundo):

https://www.youtube.com/watch?v=dFjPgzG0A40#t=53

Pois bem, a cor do fogo não é fixa, e depende da temperatura em que ele queima. Da mesma forma, em cada parte de sua chama há mais ou menos calor, o que gera a diferença de cores num isqueiro, por exemplo, que conta tanto com o amarelo quanto com o azul. Essa diferenciação se dá porque o local por onde o gás sai e é consumido com maior volume, o que não aconteceria num ambiente sem gravidade, que não "puxasse" as chamas para cima. Esse é o fogo na Terra:

4fb4fd46b09ae000_0782_large_medium

E esse é o fogo no espaço:

203669_v1

203668

Diferença de uma vela na Terra e no espaço:

203670

Por isso, quanto mais energia na combustão, menor e mais intenso será o espectro de luz emitido pelo fogo, indo do azul (menor) ao vermelho (maior), respectivamente mais e menos quente, em comparação. Por sua vez, a gravidade é a responsável por distribuir o calor de uma chama, dando seu formato característico e sua diferenciação cromática.

Também é importante notar que certos elementos, como combustíveis específicos, podem gerar cores diferenciadas - o verde pode ser um reflexo disso, no caso do filme. Há também chamas invisíveis, como a da combustão do metanol, usado na Fórmula Indy. Caso as cores de uma chama estejam além ou aquém do espectro visível por humanos, esse é o efeito obtido. E, se por acaso o seu fogão soltar fogo verde, significa que está sujo ou queimando algo que realmente não devia, então saia de perto o mais rápido possível.

Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+