Curiosidades

Isso é o que a dieta realmente faz com seu corpo, de acordo com a ciência

0

Nos dias atuais, a busca por um estilo de vida mais saudável e hábitos alimentares positivos é o que a maioria das pessoas está querendo. Aumentar a expectativa de vida e se preocupar com o ‘como’ viverá os anos seguintes é quase regra atualmente.

E nesses tempos onde todo mundo procura a saúde, ou pelo menos tenta, parece não existir mais lugar para aquelas dietas loucas, mas infelizmente não é assim. Não há quem não queira um ganho muito grande com um esforço mínimo, mas qualquer que seja o esforço, ele não funcionará desse jeito.

Por mais que existam vários debates a respeito de qual é o melhor tipo de dieta para a perda de peso e melhor saúde, geralmente o maior desafio não é a perda de peso. Mas sim evitar que a pessoa recupere o peso mais para frente.

Embora existam várias razões pelas quais esse ganho de peso de novo possa acontecer, algumas afirmações encontradas na internet dizem que é porque a dieta destrói permanentemente o metabolismo da pessoa. Mesmo que seja verdade que a dieta retarda o metabolismo, ela também melhora ele de várias outras formas positivas.

Dieta

Quando se fala de metabolismo, geralmente, se refere à taxa metabólica da pessoa. Esse é o número de calorias que o corpo queima em repouso. E obviamente, quanto mais atividade a pessoa fizer, mais calorias serão queimadas.

Para perder peso através da dieta, a pessoa precisa consumir menos calorias do que o que está habituada. Isso faz com que o corpo use seus estoques de energia, como por exemplo a gordura, para suprir a deficiência. O resultado disso é que a taxa metabólica da pessoa também mudará.

A perda de tecido margo, ou seja, músculo, quando uma pessoa faz dieta, que queima entre 15 e 25 calorias pode quilograma por dia, diminuiu a taxa metabólica de repouso. Isso quer dizer que a pessoa precisa de menos calorias do que antes. No entanto, o corpo também desacelera deliberadamente o metabolismo para preservar os estoques de energia e minimizar a perda de peso.

Quando o corpo percebe que os estoques de gordura do corpo estão esgotados, ele aciona a termogênese adaptativa. Esse é um processo que diminui ainda mais a taxa metabólica em repouso. E isso pode impedir a perda de peso.

A pesquisa parece mostrar que a maior parte da termogênese adaptativa acontece na fase de dieta como uma resposta temporária à quantidade de peso que está sendo perdida. E os pesquisadores não tem evidências conclusivas que apoiam a noção de que a taxa metabólica permanece reduzida a longo prazo.

Mudanças metabólicas

A diminuição na taxa metabólica não é a única mudança que acontece com a perda de peso. A principal mudança quando uma pessoa perde pese é, na verdade, em suas células de gordura. Elas diminuem de tamanho e não desaparecem, de fato.

O encolhimento das células de gordura mostra que os estoques de combustível do corpo estão se esvaziando. E isso causa uma queda no hormônio leptina. Geralmente, a leptina inibe o apetite e aumenta a taxa metabólica. No entanto, quando os níveis desse hormônio despencam, a taxa metabólica diminuiu e a fome aumenta.

Quando as células de gordura encolhem, elas conseguem absorver a glicose e armazenas gordura com uma maior eficiência para ajudar a restaurar o combustível perdido.

O corpo da pessoa também cria mais células de gordura para que a pessoa possa armazenar mais gordura no futuro para lidar melhor com a “crise” de calorias na próxima vez que acontecer, E por mais contraditório que pareça, todas essas mudanças na verdade resultam em um metabolismo mais eficiente.

Então, a dieta tecnicamente não arruína o metabolismo da pessoa, mas sim o melhora e o ajuda a funcionar melhor. Contudo, sem cuidados, essa melhora pode ser uma coisa contra a pessoa e a fazer recuperar ou ultrapassar o peso original.

Adolescente com ‘síndrome de Rapunzel’ remove bola de pelo gigante do seu estômago

Matéria anterior

A mensagem secreta inscrita no quadro “O Grito”

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.