Por que a gente fica tremendo quando leva um susto?

POR Thamyris Fernandes    EM Curiosidades      01/07/14 às 22h15

Tem sempre um engraçadinho, que se acha muito esperto, pronto para nos passar "aquele" susto quando menos esperamos. Um grito, um salto ou um empurrão, qualquer ação inesperada, especialmente em meio ao silêncio, é capaz de nos deixar tremendo de susto. Já perceberam isso?

De acordo com estudiosos, essa reação exagerada, que literalmente abala nossas estruturas, é causada por uma intensa descarga de adrenalina que recebemos. Isso acontece porque o corpo fica em alerta, à espreita de alguma ameaça, pronto para agir de forma rápida e enérgica.

2

Aliás, no caso do susto, é bom tomar cuidado: as reações mais comuns a esse estímulo são de fuga ou o enfrentamento. Nesse último caso, o autor da façanha pode até apanhar!

Os cientistas dizem que esses sinais de estresse são enviados pelo corpo por meio das pupilas dilatadas, para enchermos melhor; dos batimentos cardíacos acelerados e da pressão arterial, mais alta que o comum. Somado a isso, nossos músculos ainda recebem mais oxigênio e maior fluxo de sangue para permitir bom desempenho em uma atividade física intensa, caso seja necessário.

1

Os tremores, portanto, são resultado dessa cadeia de reações. Eles indicam ainda, conforme os especialistas, pequenas contrações nos nossos músculos, capazes de melhorar o equilíbrio corporal no momento do susto.

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+