Entretenimento

Por que os cabelos ficam brancos com o passar dos anos?

cabelos
0

O processo de ficar com os cabelos brancos acontece com todas as pessoas e não há como fugir disso. É algo natural da vida humana e deve ser visto como um indicativo de que muito se viveu e de que grandes experiências foram vividas. Mas, você já se perguntou como e por que esse processo ocorre?

Os cabelos ficam brancos por conta da queda na produção de melanina, que é acelerada com o avanço da idade. A melanina, por sua vez, é uma proteína produzida por células chamadas “melanócitos” e é responsável por dar cores ao nosso corpo (a exemplo da cor da pele e dos olhos).

Os cabelos brancos surgem com a redução progressiva da função do melanócito, que é uma célula localizada em cada folículo piloso, responsável pela produção da melanina. Esse processo é chamado de encanecimento. Os melanócitos produzem dois tipos principais de melanina: a eumelanina (que dá cor aos cabelos marrons e pretos) e a feomelanina (que dá cor aos cabelos ruivos e loiros).

Pixabay

Ao cessar totalmente a produção de melanina, o fio começa a crescer completamente branco. Na verdade, os cabelos brancos são incolores. A aparência branca é causada pela refração da luz no cabelo, ou seja, nós é que os enxergamos assim. O encanecimento é gradual. Primeiro, os fios ficam grisalhos e, aos poucos, tornam-se totalmente brancos. Esse processo costuma começar entre 35 a 45 anos.

Além de ser um processo natural do envelhecimento, o fator genético contribui para que uma pessoa tenha cabelos brancos mais cedo do que outras. Muito provavelmente, se os pais e avós começaram a ter cabelos brancos por volta dos 30 anos, com os filhos não será diferente. 

Fatores que aceleram o branqueamento dos cabelos

O desequilíbrio de radicais livres tem efeito nocivo no nosso corpo. Radicais livres são átomos ou moléculas que têm um número ímpar em sua última camada. Normalmente, eles não fazem mal e são necessários para o bom funcionamento do organismo.

Contudo, em uma pessoa sedentária eles se acumulam em excesso e, como consequência, os radicais livres atacam células saudáveis do corpo, o que causa o envelhecimento precoce da pele e dos cabelos. Para reverter esse cenário, o ideal é que sejam realizadas atividades físicas moderadas (porém constantes) ao longo da vida.  

A alimentação é outro ponto importante na manutenção de um corpo saudável e vai muito além da prevenção de fios brancos. Alguns alimentos específicos ajudam a combater os radicais livres e, consequentemente, atrasam o processo de branqueamento dos cabelos. São eles o azeite de oliva, o açafrão, as frutas vermelhas, a linhaça, os peixes de água fria (como o salmão), o pepino e a semente de abóbora.

Outra explicação tem a ver com o estresse. Em situações de estresse prolongado, o hormônio cortisol é liberado no organismo e a sua permanência pode levar a uma inflamação, que resulta no estresse oxidativo e, consequentemente, na morte dos melanócitos.

Casos de branqueamento precoce do cabelo, na faixa dos 20 anos, pode indicar doenças como anemia perniciosa e disfunções da tireoide. Doenças autoimunes e doenças do couro cabeludo também podem provocar o encanecimento precoce, como é o caso de infecções e alopecia areata. Ou pode ser simplesmente o fator genético em ação. 

Hairstyletopic

No entanto, o uso frequente de descolorantes, tinturas e o excesso de exposição ao sol podem contribuir para o encanecimento até mesmo em quem não tem essa predisposição genética. Para confirmar o que está causando o branqueamento precoce dos cabelos, é sempre recomendado que se visite um médico.

Além disso, os fios brancos são mais suscetíveis ao ressecamento. Portanto, é importante usar fortalecedores e fazer hidratações periódicas. Mas, para preveni-los, existe uma outra maneira, que é a ingestão ou aplicação de ativos naturais no couro cabeludo com ação antioxidante e anti-inflamatória. Vale ressaltar que essa opção só é viável se for prescrita por um médico.

Elefantes gêmeos nascem no Quênia

Matéria anterior

EuroPark: o maior parque de diversões da Alemanha

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications