Entretenimento

Elefantes gêmeos nascem no Quênia

0

Em uma reserva nacional ao norte do Quênia foi registrado um raro nascimento de elefantes gêmeos.

Os bebês elefantes, um macho e uma fêmea, foram vistos juntos com sua mãe, Bora, por guias turísticos. Eles estavam em um safári na reserva Samburu no segundo fim de semana de janeiro.

Este é apenas o segundo par de filhotes gêmeos encontrados pela organização local de conservação Save the Elephants (traduzido como Salve os Elefantes).

A instituição de caridade afirma que os gêmeos representam apenas 1% dos nascimentos dos elefantes gêmeos. O último caso do país foi registrado em 2006.

Para a agência de notícias Reuters, o fundador da organização, Iain Douglas-Hamilton, explicou que esse é um momento crítico para os filhotes. Isso porque os últimos gêmeos nascidos há 15 anos não conseguiram sobreviver por muito tempo depois do nascimento.

Ele informou que muitas vezes as mães não possuem leite o bastante para alimentar os dois filhotes.

Vale reforçar que os elefantes africanos possuem o maior período de gestação entre os mamíferos. As fêmeas carregam os filhotes por até 22 meses e dão à luz a cada quatro anos.

Devido ao comércio de marfim e à perda de habitat vital, os elefantes foram colocados na lista de espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza.

Porém, nos últimos anos, a população de elefantes aumentou no Quênia. Essa informação foi divulgada pelo primeiro primeiro censo da vida selvagem do país publicado no ano de 2021.

Os elefantes gêmeos do Sri Lanka

Pinnawala Elephant Orphanage

Em setembro de 2021 especialistas de elefantes do Sri Lanka informaram que haviam nascido elefantes gêmeos no país. O caso aconteceu 80 anos depois do último relato de nascimento de gêmeos da espécie, em 1941. 

O nascimento aconteceu no Orfanato de Elefantes de Pinnawala, nas colinas centrais do Sri Lanka. A mãe elefante chama-se Surangi e tinha 25 anos na época, sendo considerada uma adolescente. O pai, Pandu, tinha apenas 17 anos.

De acordo com um porta-voz do orfanato, os gêmeos são do sexo masculino. Eles e a mãe passaram por um parto tranquilo. Foram divulgados até mesmo momentos deles comendo folhas em volta das pernas da mãe.

No Facebook, o orfanato divulgou que Surangi deu à luz o primeiro filhote em 2009, o Kanaka. Os gêmeos chegaram ao mundo 12 anos após. O nascimento aconteceu em uma madrugada, por volta das 4h30 do horário de Sri Lanka.

“Quando a atenção de todos se voltava para o primeiro bebê, o segundo viu a luz do mundo por volta das 10h”, afirmaram os responsáveis pelo orfanato.

Uma das primeiras pessoas a visitar a família de elefantes foi o ministro da Proteção à Vida Selvagem de Sri Lanka, Wimalaweera Dissanayake. Ele estava acompanhado de outras autoridades locais.

Os pais dos gêmeos elefantes se conheceram no orfanato, que também funciona como uma das maiores atrações turísticas do país. O santuário de elefantes foi criado em 1975. A meta do local é cuidar dos elefantes selvagens que necessitam ser resgatados, assim como proteger os animais da espécie que estão machucados e precisam passar por tratamentos.

Fonte: BBC, Metrópoles

O provador mágico da Amazon

Previous article

Por que os cabelos ficam brancos com o passar dos anos?

Next article

Comments

Comments are closed.