Curiosidades

Por que somente alguns bebês têm cabelos?

0
Adorable baby boy in white sunny bedroom. Newborn child relaxing in bed. Nursery for young children. Textile and bedding for kids. Family morning at home. New born kid during tummy time with toy bear.

Quando um bebê nasce, principalmente se for nosso filho ou de uma pessoa que amamos, nossa vida muda completamente. É como se começássemos a viver de uma forma diferente, diante de um pequeno ser cheio de mistérios e que nos faz aprender diariamente. Acredite, existem várias coisas sobre os bebês que ainda nos intrigam diariamente. Muitas dessas dúvidas são comuns. Existem teorias para saber quando o bebê será menino ou menina e até se vai nascer com muito cabelo ou não. Você já deve ter notado que apenas alguns recém-nascidos nascem com muitos cabelos, enquanto os outros são carecas, né?

Existe uma lenda urbana que diz que uma mulher que sente azia frequentemente durante a gravidez, dará à luz um bebê cheio de cabelos. Em 2006, estudiosos investigaram isso mais a fundo e fizeram consideráveis descobertas. De 28 mulheres que tiveram azia, 23 delas tiveram bebês com bastante cabelos. Os pesquisadores acreditam que os hormônios liberados durante a gravidez podem controlar o crescimento dos cabelos dos bebês. Se é verdade, ou não, algumas crianças vêm ao mundo bem cabeludas e outras não.

Pensando um pouco melhor sobre isso, decidimos então trazer essa matéria cheia de fofura para você, caro leitor. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e trouxe mais informações sobre os cabelos desses pequenos. Confira conosco a seguir e compartilhe com seus amigos desde já. Sem mais delongas, vamos lá.

Os cabelos podem mudar quando o bebê fica mais velho

Os bebês nascem com todos os folículos capilares que terão ao longo da vida. Mas, os cabelos de um bebê podem ser totalmente diferentes dos que terão quando ficar um pouco mais velho ou atingir a vida adulta. Isso porque as crianças que costumam nascer com a “juba cheia” podem perder bastante cabelos mais tarde. Enquanto isso, bebês que nascem carecas podem começar a ganhar cabelos poucos meses após nascerem. Ah, e como falamos, isso pode mudar bastante com o tempo.

O papel da genética

Mesmo que os especialistas não tenham 100% de certeza do motivo de alguns bebês nascerem com cabelos e outros não, acredita-se que os genes e o DNA influenciem nisso. O crescimento dos cabelos, normalmente, ocorre por volta da semana 30 de gestação. Se o bebê começa a ter cabelos ainda no útero, muito provavelmente nascerá com cabelo.

Hormônio materno

Dentro do útero, os níveis hormonais são bastante elevados. Desta forma, também ajudam a promover o crescimento do cabeço da criança. No entanto, depois do parto, esses níveis de hormônio caem de forma drástica e isso pode retardar o crescimento do cabelo em um recém-nascido.

Alguns pais se preocupam quando o bebê nasce sem cabelo, por acreditam que a mãe pode não ter enviado nutrientes o suficiente durante a gravidez. No entanto, isso não é verdade e é bastante normal que o bebê tenha pouco cabelo  até completar seu primeiro ano de vida.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos desde já. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Experimento que já dura mais de 140 anos desenterra mais uma de suas garrafas secretas

Matéria anterior

6 personagens que deveriam ser muito amadas, mas às vezes não são

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.