• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Por que os cachorros colocam a cabeça para fora do carro?

POR Rafael Miranda    EM Curiosidades      26/05/15 às 18h34

Cães parecem adorar colocar a cabeça para fora quando o carro está em movimento não é mesmo? Por que será que eles gostam tanto disso? Apesar de não haver nenhuma pesquisa científica sobre esse fenômeno, foi descoberto que os cães não enfiam suas cabeças para fora da janela para apreciar a paisagem ou a brisa. Eles fazem isso por causa do olfato!

Olfato canino

2

O olfato é considerado o principal sentido canino. Tal característica marcante advém das ramificações dos nervos olfativos na cavidade nasal, que ocupam 160 cm², enquanto no homem a área chega a 5 cm². Ou seja: os cães conseguem sentir os cheiros dezenas de vezes melhor do que nós.

Em outra comparação, as células olfativas do ser humano chegam a cinco milhões, enquanto em um cão atingem 220 milhões. Essencialmente farejador, o nariz do cão tem um grande número de fendas permanentes, diferentes de animal para animal, como as impressões digitais. Por essa razão, ele pode ser usado para a identificação individual. É como se a impressão digital dos cães fosse o nariz.

Os cães possuem trinta vezes mais sensores olfativos que um ser humano. Tal capacidade apurada permite a um cão, por exemplo, localizar drogas, minas terrestres e pessoas sob escombros (no caso de cães treinados) ou saber se existe algum "perigo" à vista. É por isso que eles colocam a cabeça para fora: os cães conseguem capturar mais cheiros com a grande quantidade de ar passando pelas suas narinas.

Eles nem sempre gostam

4

Dr. Kelly Moffat, uma veterinária credenciada e diretora médica do VCA Mesa Animal Hospital, afirmou em entrevista ao site vetStreet que ao contrário da crença popular, nem todos os cães gostam de andar em carros com a cabeça para fora da janela. "Muitos cães ficam enjoados com o carro em movimento além de muitos não gostarem dos sons do trânsito", diz ela."

Perigos

3

Se seu cão é de pequeno porte ou ainda é um filhote você precisa ter cuidado: na empolgação de colocar a cabeça na janela eles podem cair do veículo. Além disso os cães podem ter lesões oculares com o atrito do ar que pode lançar pedras e sujeira nos olhos dos animais. O ideal é que dentro de veículos os animais sempre andem presos com um cinto de segurança adaptado ou naquelas gaiolas especiais para transporte de animais.

Próxima Matéria
Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+