CuriosidadesMundo Animal

Por que os cachorros inclinam a cabeça?

0

Que o cão é o melhor amigo do homem, isso não é novidade para ninguém. Quem tem um cãozinho em casa sabe o que é contar sempre com um amor e apoio incondicional. Os animais aparecem no topo da lista de maiores companheiros das pessoas por nunca abandonarem seus donos.

E quem ama cachorros e tem um sabe como é a relação com esses animais. E percebe que eles não só entendem o que o dono quer dizer, mas também a forma e o tom que eles dizem as coisas.

A relação de um humano com um cachorro é muito baseada no olhar. Seja um olhar suplicante querendo um pedaço de comida, ou um olhar amoroso antes de lamber o dono. E às vezes, quando os donos estão falando com seu cão eles inclinam a cabeça para um lado.

Por mais que esse gesto possa parecer incredulidade ou confusão, na realidade, ele é um sinal de concentração e atenção aumentada. Foi isso que mostrou um novo estudo publicado a esse respeito.

Estudo

No estudo, os pesquisadores analisaram como 40 cachorros de várias raças conseguiram memorizar nomes de diferentes brinquedos e, em seguida, se lembrarem dessas informações e buscarem o brinquedo específico dito pelo dono

A maioria dos filhotes não conseguia aprender o nome dos brinquedos. No entanto, sete border collies mostraram uma aptidão incrível para essa tarefa. Os pesquisadores consideraram esse grupo “aprendizes de palavras talentosos”. E descobriram que esses sete cachorros tinham uma coisa em comum: todos eles inclinavam a cabeça bem mais frequentemente do que os outros cães de outras raças depois que ouviam o comando.

Os dados do estudo mostraram que os border collies inclinavam a cabeça 43% das vezes, em comparação com os 2% de vezes dos outros 33 cachorros.

“Parece que há uma relação entre o sucesso na recuperação de um brinquedo com nome e inclinações frequentes da cabeça ao ouvir seu nome. É por isso que sugerimos uma associação entre inclinar a cabeça e processar estímulos relevantes e significativos”, explicou Shany Dror, co-autora do estudo e pesquisadora de cognição animal da Universidade Eötvös Loránd, na Hungria.

De acordo com os autores, esse foi o primeiro estudo a examinar o comportamento de inclinar a cabeça dos cachorro.

“Sabemos que os cães podem aprender facilmente palavras associadas a ações, como ‘sentar’ ou ‘deitar’. Mas muito poucos cães podem aprender nomes de objetos”, ressaltou Dror.

Motivo

Somente os cachorros que tiveram um bom desempenho na recuperação dos brinquedos foram os que inclinaram a cabeça de maneira consistente depois de ouvir o comando do seu dono.

Isso fez com que Dror e sua equipe concluíssem que o gesto está relacionado com as tentativas dos collies de analisar o que cada palavra quer dizer. E a inclinação da cabeça pode ser um indicativo de que eles estão mentalmente combinando o nome que ouvem com uma imagem visual em sua memória.

Por mais que esse estudo tenha analisado apenas os border coliies talentosos, os pesquisadores sugere que esse talento para aprender e lembrar de nomes dos objetos não é uma exclusividade dessa raça.

Fonte: https://www.sciencealert.com/new-study-explains-why-dogs-do-the-head-tilt-and-it-s-honestly-too-cute-to-handle

Fragmentos misteriosos de vidro estão espalhados por quilômetros de deserto e esse é o motivo

Matéria anterior

Últimos 7 anos consecutivos foram os mais quentes da história do planeta, de acordo com estudo

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos