Curiosidades

Por que os hindus usam joias na testa?

0

“A beleza de uma mulher é multiplicada mil vezes quando usa um bindi”, diz um provérbio Hindu. Você, muito provavelmente, já deve ter reparado que a maioria dos hindus, principalmente as mulheres, está sempre usando um ponto vermelho no meio da testa, certo? Isso é uma parte importante da cultura e do misticismo dos hindus.

Como todos sabem, os indianos têm uma forte crença. E eles demonstram sua fé e tradições, carregando símbolos e marcas em suas vestimentas e no próprio rosto. O bindi, usado no centro da testas das mulheres, geralmente com uma marca vermelha, demonstra toda a força e espiritualidade desse povo.

Essa marca é muito mais do que um simples acessório. O bindi, como é chamado, é uma palavra derivada do sânscrito e significa “gota”. Mas pode ser traduzida para outros nomes, de acordo com cada etnia ou crença. Por exemplo, em hindi, esse ponto é conhecido como tilaka. Existem vários tipos deles, e cada um carregam um significado específico. Mas a cor vermelha, no caso das mulheres, é, com certeza, a mais marcante. Mas por que os hindus usam joias ou pontos na testa?

O bindi para as mulheres

Os hindus têm uma forte crença de que a área central presente no ponto entre as sobrancelhas é referente ao “terceiro olho”. Assim, por dizer o olho interior, aquele dotado de misticismo e conhecimento esotérico. Algo que lhes permitem ver além do mundo comum, além de um conceito para alcançar um outro nível espiritual. Na tradição espiritual dharmica e também no hinduísmo, o terceiro olho, está diretamente relacionado ao sexto chakra.

Mas o bindi, conhecido por nós como ponto vermelho, também tem um outro significado para as mulheres. Esse ponto na testa da mulher, que muitas vezes é uma joia vermelha, é usado para representar os seus votos de casamento. Tanto que, na antiguidade, essa marca era deixada pelo marido, com o seu próprio sangue.

Dizem ainda que o bindi também é um símbolo da deusa Pavarti, que usa sua energia feminina para proteger o casal. Esse terceiro olho permite ainda enxergar além do mundo físico, como uma espécie de ponte para alcançar o mundo espiritual.

Quando se trata das cores, o ponto vermelho é reservado única e exclusivamente para as mulheres casadas. Não é por acaso que o ponto vermelho na testa é um dos ornamentos mais populares entre todas as mulheres que se casam na Índia.

Seja uma joia ou uma pequena marca de outras cores, o bindi é sem sombra de dúvidas um símbolo inegável de atratividade e beleza segundo os povos hindus.

O tilaka para os homens

Os homens indianos também usam esse adereço marcante em sua cultura. Porém no caso deles, o ponto na testa é conhecido como tilaka. Essa marca em homens é feita com macarrão com cinza vermelha ou laranja, e não tem a obrigatoriedade de ser redondo, podendo ser mais alongada. Também pode ser na vertical, já que dentro do mundo hindu existem muitas seitas e subseções que usam o símbolo de forma diferente.

Uma das vertentes dentro dessa cultura exaltam o deus Visnú, uma entidade que vive em um paraíso chamado Vaikunthá. Esse que vive rodeado por joias e ouro, onde o rio sagrado Ganges passa silenciosamente sob os seus pés.

Os homens também pode usar um “U” amarelo na testa. No caso, esses são os que adoram Shiva, portanto, é normal também desenharem três linhas marcantes.

E você, já tinha reparado nesse detalhe da cultura dos povos hindus? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

18 imagens que mostram modelos com roupas típicas de seus países

Matéria anterior

7 casos históricos mais apavorantes que qualquer filme de terror

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Continue in browser
To install tap Add to Home Screen
Add to Home Screen
Fatos Desconhecidos
Adicione o atalho da Fatos Desconhecidos na sua home
Install