“A beleza de uma mulher é multiplicada mil vezes quando usa um bindi”, diz um provérbio Hindu. Você, muito provavelmente, já deve ter reparado que a maioria dos hindus, principalmente as mulheres, está sempre usando um ponto vermelho no meio da testa, certo? Isso é uma parte importante da cultura e do misticismo dos hindus.
Como todos sabem, os indianos têm uma forte crença. E eles demonstram sua fé e tradições, carregando símbolos e marcas em suas vestimentas e no próprio rosto. O bindi, usado no centro da testas das mulheres, geralmente com uma marca vermelha, demonstra toda a força e espiritualidade desse povo.
Essa marca é muito mais do que um simples acessório. O bindi, como é chamado, é uma palavra derivada do sânscrito e significa “gota”. Mas pode ser traduzida para outros nomes, de acordo com cada etnia ou crença. Por exemplo, em hindi, esse ponto é conhecido como tilaka. Existem vários tipos deles, e cada um carregam um significado específico. Mas a cor vermelha, no caso das mulheres, é, com certeza, a mais marcante. Mas por que os hindus usam joias ou pontos na testa?
Os hindus têm uma forte crença de que a área central presente no ponto entre as sobrancelhas é referente ao “terceiro olho”. Assim, por dizer o olho interior, aquele dotado de misticismo e conhecimento esotérico. Algo que lhes permitem ver além do mundo comum, além de um conceito para alcançar um outro nível espiritual. Na tradição espiritual dharmica e também no hinduísmo, o terceiro olho, está diretamente relacionado ao sexto chakra.
Mas o bindi, conhecido por nós como ponto vermelho, também tem um outro significado para as mulheres. Esse ponto na testa da mulher, que muitas vezes é uma joia vermelha, é usado para representar os seus votos de casamento. Tanto que, na antiguidade, essa marca era deixada pelo marido, com o seu próprio sangue.
Dizem ainda que o bindi também é um símbolo da deusa Pavarti, que usa sua energia feminina para proteger o casal. Esse terceiro olho permite ainda enxergar além do mundo físico, como uma espécie de ponte para alcançar o mundo espiritual.
Quando se trata das cores, o ponto vermelho é reservado única e exclusivamente para as mulheres casadas. Não é por acaso que o ponto vermelho na testa é um dos ornamentos mais populares entre todas as mulheres que se casam na Índia.
Seja uma joia ou uma pequena marca de outras cores, o bindi é sem sombra de dúvidas um símbolo inegável de atratividade e beleza segundo os povos hindus.
Os homens indianos também usam esse adereço marcante em sua cultura. Porém no caso deles, o ponto na testa é conhecido como tilaka. Essa marca em homens é feita com macarrão com cinza vermelha ou laranja, e não tem a obrigatoriedade de ser redondo, podendo ser mais alongada. Também pode ser na vertical, já que dentro do mundo hindu existem muitas seitas e subseções que usam o símbolo de forma diferente.
Uma das vertentes dentro dessa cultura exaltam o deus Visnú, uma entidade que vive em um paraíso chamado Vaikunthá. Esse que vive rodeado por joias e ouro, onde o rio sagrado Ganges passa silenciosamente sob os seus pés.
Os homens também pode usar um “U” amarelo na testa. No caso, esses são os que adoram Shiva, portanto, é normal também desenharem três linhas marcantes.
E você, já tinha reparado nesse detalhe da cultura dos povos hindus? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.