Por que personagens bíblicos importantes, como Moisés, não são santos?

POR A reda√ß√£o    EM Curiosidades      22/07/15 √†s 17h39

S√£o Jorge, S√£o Pedro, Santa Luzia, e at√© Santa Joana d'Arc.¬†Para o Cristianismo¬†Cat√≥lico, Santo √© todo aquele que foi¬†convertido e salvo por Jesus Cristo e que¬†desempenhou uma obra admir√°vel segundo os preceitos cat√≥licos, como milagres e a√ß√Ķes fraternais.

Embora Moisés, Davi, Salomão e tantos outros personagens bíblicos do Antigo Testamento não sejam oficialmente canonizados, eles são considerados Santos ela Igreja Católica. São "Santos Patriarcas".

Acontece que a Igreja não usa o termo santo para quem veio antes de Jesus Cristo, com exceção de são João Batista e dos pais (Virgem Maria e são José) e avós (são Joaquim e santa Ana) de Jesus.

Geralmente, os personagens chave do Antigo Testamento recebem o nome de "justos". O processo de canonização só começou no século 10, para frear a criação numerosa de santos que era realizada naquela época. Não se sabe quem foi a primeira pessoa oficialmente canonizada pelo Vaticano, mas alguns estudiosos apontam que foi o religioso Ulrich (890-973), arcebispo da cidade alemã de Augsburgo.

santo--

Como ser um Santo?

Existem mais de 20 mil Santos canonizados oficialmente. A Canonização é um sério e complexo processo dentro da Igreja, a ponto de só poder ser tratada pela própria Santa Sé que é uma comissão de altos membros e com a aprovação final do Papa. A Canonização é a confirmação final da Santa Sé para que um Beato seja declarado Santo, e apenas o Papa tem a autoridade de conceder o estatuto de Santo.

O processo come√ßa com a investiga√ß√£o do candidato pelo bispo da diocese em que ele viveu. Depois, re√ļne-se¬†o material referente √† sua suposta santidade, como seus escritos e relatos de milagres. O bispo aponta ent√£o um promotor da causa, para defender o candidato, e um "promotor da f√©", para checar e contrapor os argumentos. S√£o necess√°rios que pelo menos dois milagres aut√™nticos comprovados para que o papa canonize o candidato.

Existe apenas um santo brasileiro oficialmente canonizado pela Igreja, que √©¬†Santo Ant√īnio de Sant'Ana Galv√£o (Frei Galv√£o). Outros santos foram canonizados em terras brasileiras, mas s√£o originalmente de outros pa√≠ses, como¬†Santa Paulina do Cora√ß√£o Agonizante de Jesus (Madre Paulina, nativa da It√°lia),¬†S√£o Jos√© de Anchieta¬†(nativo da Espanha), etc.

Antes de ser Santo, o indivíduo é oficialmente declarada como Beato. Há oitenta pessoas beatificadas pela Igreja só no Brasil.

11793257_884499531624405_790565612_n

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+