CuriosidadesHistória

Por que personagens bíblicos importantes, como Moisés, não são santos?

0

São Jorge, São Pedro, Santa Luzia, e até Santa Joana d’Arc. Para o Cristianismo Católico, Santo é todo aquele que foi convertido e salvo por Jesus Cristo e que desempenhou uma obra admirável segundo os preceitos católicos, como milagres e ações fraternais.

Embora Moisés, Davi, Salomão e tantos outros personagens bíblicos do Antigo Testamento não sejam oficialmente canonizados, eles são considerados Santos ela Igreja Católica. São “Santos Patriarcas”.

Acontece que a Igreja não usa o termo santo para quem veio antes de Jesus Cristo, com exceção de são João Batista e dos pais (Virgem Maria e são José) e avós (são Joaquim e santa Ana) de Jesus.

Geralmente, os personagens chave do Antigo Testamento recebem o nome de “justos”. O processo de canonização só começou no século 10, para frear a criação numerosa de santos que era realizada naquela época. Não se sabe quem foi a primeira pessoa oficialmente canonizada pelo Vaticano, mas alguns estudiosos apontam que foi o religioso Ulrich (890-973), arcebispo da cidade alemã de Augsburgo.

santo--

Como ser um Santo?

Existem mais de 20 mil Santos canonizados oficialmente. A Canonização é um sério e complexo processo dentro da Igreja, a ponto de só poder ser tratada pela própria Santa Sé que é uma comissão de altos membros e com a aprovação final do Papa. A Canonização é a confirmação final da Santa Sé para que um Beato seja declarado Santo, e apenas o Papa tem a autoridade de conceder o estatuto de Santo.

O processo começa com a investigação do candidato pelo bispo da diocese em que ele viveu. Depois, reúne-se o material referente à sua suposta santidade, como seus escritos e relatos de milagres. O bispo aponta então um promotor da causa, para defender o candidato, e um “promotor da fé”, para checar e contrapor os argumentos. São necessários que pelo menos dois milagres autênticos comprovados para que o papa canonize o candidato.

Existe apenas um santo brasileiro oficialmente canonizado pela Igreja, que é Santo Antônio de Sant’Ana Galvão (Frei Galvão). Outros santos foram canonizados em terras brasileiras, mas são originalmente de outros países, como Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus (Madre Paulina, nativa da Itália), São José de Anchieta (nativo da Espanha), etc.

Antes de ser Santo, o indivíduo é oficialmente declarada como Beato. Há oitenta pessoas beatificadas pela Igreja só no Brasil.

11793257_884499531624405_790565612_n

Como se tornar um Agente Secreto?

Artigo anterior

18 coisas que você não sabia sobre Mickey Mouse

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido