Ciência e Tecnologia

Por que pessoas que falam sozinhas são especiais?

0

Nós já escrevemos para vocês uma matéria que mostra as 9 situações que só quem gosta de falar sozinho vai entender, e hoje, caros leitores, nós vamos mostrar para vocês um bom motivo para conversar sozinho. Quem fala sozinho passa por situações que são um tanto estranhas e acabam deixando essas pessoas sem jeito ou sem saber como justificar a situação.

E quantas vezes você estava falado sozinho andando na rua ou simplesmente em casa e ficou sem jeito por que outra pessoa te pegou conversando sozinho e achou que você era completamente maluco? Podem ficar tranquilos pois temos uma boa notícia para vocês. Conversar sozinho, segundo um estudo, não significa que você é louco, muito pelo contrário, tais conversas podem até aumentar a sua inteligência pelo fato de acelerarem o nosso lado cognitivo do cérebro.

A pesquisa chegou a essa conclusão e foi conduzida por dois psicólogos que estavam intrigados com as pessoas que iam no supermercado e sussurravam o nome dos alimentos, bem como você já deve ter feito algumas vezes. Eles fizeram um teste bem simples para provar isso. Em uma das dinâmicas, eles precisavam encontrar uma fotografia de um objeto específico no meio de outras coisas. No teste, algumas pessoas faziam isso em silêncio, e eles levaram mais tempo para acabar a tarefa do que as pessoas que conversavam, mesmo que sozinhas. Em outro teste, um site de compras online foi usado no experimento, e quem falava o nome dos produtos eram bem mais rápidos na busca, mas apenas nos casos em que as pessoas conheciam o produto.

Um outro estudo foi feito com os professores Gary Lupuyan e Daniel Swignley, e eles afirmam que dizer uma palavra em voz alta ou dar pistas verbais ao nosso cérebro pode fazer com que ele trabalhe mais rápido. O experimento da dupla foi a seguinte: eles mostravam várias imagens com um objetivo em cada, e depois pediram para voluntários acharem qual delas era a da banana. Metade dos 20 voluntários foram instruídos a repetir em voz alta a palavra “banana”, já os outros 10 foram instruídos a ficarem de boca fechada.

Os “malucos” que falavam a palavra em voz alta fora mais rápidos que os voluntários que ficaram calados. Isso provou que essa prática faz sentido se a palavra que você estiver falando tiver relação direta com o problema a ser resolvido, caso contrário, falar uma palavra que não tem nada haver pode te atrapalhar. A pesquisa também mostrou que quanto maior a familiaridade com uma palavra, mais ela poderá ser útil quando for repetida. Talvez por isso as pessoas que iam ao supermercado sussurrando o nome dos produtos, assim elas tinham mais foco.

E aí, acham que realmente falar sozinho deixa as pessoas especiais? Comentem!

Qual a origem desses três macaquinhos, e o que eles significam?

Artigo anterior

Esse é o planeta mais quente já encontrado no universo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido