Curiosidades

Por que quando ficamos muito tempo na água nossa pele enruga?

0

Todo mundo, seja lá quem for, já passou pela situação de ter sua pele enrugada após passar um longo período em contato com a água (e de preferência morna).

E talvez, muitos de vocês já tenham se perguntado o porquê disso acontecer. Esse acontecimento já é curioso por si só, ainda mais pelo fato de apenas algumas partes do nosso corpo ganhar essa “nova textura”, enquanto outras permanecem lisinhas.

Essa característica de nossos corpos pode ser bem divertida quando se é criança, e você pode sair por aí dizendo que se tornou um velho porque seus dedinhos estão todos enrugadinhos. Vocês também brincavam disso queridos leitores?

Mas bom, foi pensando exatamente no porquê desse “super fenômeno” acontecer com os nossos corpichos, que nós que somos mais que Ultra Curiosos, decidimos sair em busca dessa resposta para compartilha-la com vocês.

Antigamente acreditava-se que o que acontecia é que a camada externa da pele absorvia um pouco dessa água, e ficava de certa forma “inchada”, criando dessa forma os enrugamentos, por conta do processo de osmose.

02

Mas atualmente já se sabe, que isso não é exatamente a verdade, até porque esse efeito não ocorre em pessoas que possuem danos nos nervos dos dedos. O que não faria muito sentido, visto que até então a explicação que se acreditava não tinha absolutamente nada a ver com esses nervinhos.

O que levaram aos cientistas a chegar a uma nova resposta para esse acontecimento, onde explicaram que esse fenômeno ocorre devido a uma reação involuntária do sistema nervoso autônomo do organismo, que é o mesmo sistema que é responsável pela respiração, batimentos cardíacos e transpiração.

Ou seja, o enrugamento ocorre na verdade por causa da contração dos vasos sanguíneos que ficam logo abaixo da pele. E não é só isso não. Segundo Mark changizi, que é um neurobiólogo evolutivo, esse enrugamento surgiu como um processo evolutivo. E para comprovar sua teoria, que na verdade já era muito especulada por vários cientistas, Mark e sua equipe realizou um experimento, onde os participantes pegavam em objetos secos ou molhados, incluindo mármores de diferentes tamanhos, mas o detalhe é que alguns desses voluntários haviam passado 30 min com as mãos submersas em água morna e os outros não.

O resultado publicado na revista “Biology Letters”, revelou que apesar das rusgas não serem determinantes no momento de mover o objeto, ela garante uma melhor aderência em pisos molhados.

03

Por isso, eles concluíram que os dedos molhados poderiam ter ajudado nossos antepassados em atividades próximas a áreas alagadas, como por exemplo recolher alimentos próximos a riachos, e este mesmo efeito nos dedos dos pés, garantiriam um melhor equilíbrio na chuva.

O motivo portanto, dos seus dedinhos ficarem bem enrugados quando em contato com a água, é graças a compressão dos vasos sanguíneos que existem nessa região (mãos e pés), que desenvolvemos graças a uma herança de vantagem evolutiva. E então queridos leitores Ultra Curiosos, vocês podiam imaginar que essa era a causa para esse efeito nas suas mãos? Comenta aqui em baixo, porque nós também queremos saber.

11 coisas que todo mundo pensa que é verdade mas não é

Artigo anterior

7 rituais indianos bizarros que você jamais vai querer presenciar

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido