Quase todo mundo já tirou uma foto 3x4, elas são necessárias para quase tudo no Brasil (E em boa parte do mundo), desde uma simples carteira de identidade ou motorista ao passaporte para viagens internacionais. E se você já tirou alguma, com certeza percebeu que ficou horrível nela, não importa o quão bonita a pessoa seja, nas fotos 3x4 ela vai parecer no mínimo estranha.

Depois de ver que esse é um problema mundial, os pesquisadores do Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia), um dos mais conceituados do mundo, resolveram descobrir porque isso acontece, e acabaram descobrindo que as fotografias mais próximas distorcem e exaltam as nossas "falhas" nos deixando mais feios do que realmente somos.

[caption id="attachment_5729" align="aligncenter" width="600"]Perto x Longe Perto x Longe[/caption]

Para fazer essa descoberta, os pesquisadores tiraram duas fotos de 18 voluntários, sendo uma mais de perto e outra mais longe. Utilizando exatamente a mesma iluminação, angulo e a mantendo a expressão para que as duas fotos ficassem o mais parecidas possível. Depois disso, mostraram as imagens para milhares de pessoas, e pediam que as pessoas identificassem qual era a mais bonita e confiável. No fim as imagens mais próximas foram consideradas mais feias e menos confiáveis, mesmo se tratando da mesma pessoa nas mesmas condições.

Ou seja o motivo para que as fotos 3x4 sejam consideradas tão feias, é que elas são tiradas muito de perto, exaltando todas as imperfeições do seu rosto, afinal ninguém tem uma aparência 100% simétrica e perfeita. Então na próxima vez que for precisar de uma foto 3x4 você já sabe, avise para o fotografo ficar o mais distante possível.

Publicado em: 04/08/14 20h07