Por que um gago não gagueja quando canta?

POR Ultra Curioso    EM Ciência e Tecnologia      03/08/15 às 19h19

Um distúrbio no tempo de execução dos sons, sílabas, palavras e frases que afeta a fluência e a comunicação verbal. Essa é a definição de gagueira e é o problema dos gagos, que são os indivíduos que possuem dificuldade de se expressar por repetirem e prolongarem involuntariamente sílabas de palavras para formar uma frase. Porém, uma coisa que muita gente já percebeu e fica intrigada por isso é que um gago só gagueja quando fala, mas não quando canta. Vo-você sabe por que i-i-isso acon-acon-acontece? Por que um gago não gagueja quando canta?

A gagueira é um problema na comunicação de uma pessoa que pode sumir em dois casos: quando ela canta uma música, ou quando recita ou fala algo já ensaiado, decorado. Mas por que isso acontece? A resposta é no mínimo bem simples.

O ato de cantar e falar algo decorado utiliza duas coisas que anulam a gagueira. A primeira é a que não precisamos pensar muito para interpretar o que vai ser dito (no caso de ser decorado) ou cantado. Como a letra já está pronta, basta repeti-la. Isso inibe o problema da gagueira pois esta costuma aparecer na hora de fornecer informações novas ou de emitir um juízo de valor verbalmente.

gagueira

E a segunda coisa é que, quando cantamos, usamos mais o hemisfério direito do cérebro, que concentra as habilidades artísticas, enquanto a fala está mais ligada à metade esquerda. Esse fato também está ligado ao canhotismo. Acontece assim: o lado direito diminui as falhas que geram a gagueira que acontecem por causa de problemas no sistema auditivo e por uma falta de sincronia no sistema nervoso, que faz com que a pessoa deseje falar uma coisa, mas acabe não conseguindo.

E é justamente por isso que uma pessoa gaga pode cantar até melhor que a Lady Gaga! O trocadilho foi sem graça, mas ajuda a exemplificar.

gaguinho-02

Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+