Porque o iPhone para de funcionar no frio?

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      29/01/16 às 18h31

Um dos efeitos do tempo frio (além do pênis do homem diminuir) é o baixo desempenho de baterias - é perfeitamente possível que o seu iPhone morra de repente apesar de estar com 30% de bateria, por exemplo. Então por que é que a sua bateria de iPhone morre no tempo frio?

O tempo frio pode ser bom para você mas para um iPhone, é terrivelmente trágico. Todos os iPhones usam um tipo de bateria chamada de Lítio-Íon (abreviada Li-ion). Esta tecnologia de bateria é a mais comum em dispositivos recarregáveis.

iphone-iphone5s-colors

Baterias Li-ion têm algumas vantagens - eles recarregam muito rapidamente e não precisam estar completamente esgotadas antes de recarregar (na verdade, é melhor recarregar uma bateria Li-ion quando ela está com 20% de sua capacidade). Infelizmente, essas baterias não são tão boas em temperaturas muito baixas.

Baterias de lítio sofrem em temperaturas frias extremas:

De acordo com a Universidade da Bateria dos EUA (sim, essa instituição existe), temperaturas baixas aumentam a resistência interna e diminuem a capacidade de uma bateria de Li-ion. Especificamente, eles estimam que a -18 graus Celcius uma bateria Li-ion só pode entregar 50% de sua capacidade.

iphone-6s-apple-128gb-4g-ios-9-tela-4.7-3d-touchcam.-12mp-proc.-chip-a9-touch-id-prata-214557600

Durante o vortex polar do inverno passado na América do Norte, a mídia internacional se assustou com um experimento divulgado na internet que mostrava um iPhone perdendo 14% de sua bateria em apenas 30 minutos, enquanto um telefone idêntico caiu apenas 1%.

A Apple especifica que as suas baterias funcionam melhor na faixa de 0 a 35 graus graus Celsius. Embora essas temperaturas sejam comuns em grande parte do globo, as temperaturas abaixo de zero são típicas nos meses de inverno em muitos países. As partes mais frias do mundo são as que sofrem mais.

Como o medidor de bateria do celular é calibrado para suportar temperaturas mais quentes, a capacidade reduzida no frio pode causar uma leitura menos confiável. Esta é uma das razões pela qual o seu telefone pode morrer enquanto ainda exibe 30% de carga.

Mantenha o seu telefone vivo o maior tempo possível

Para manter o telefone funcionando o maior tempo possível enquanto está frio lá fora, o melhor que você pode fazer é mantê-lo aquecido. Evite expôr seu aparelho ao ar frio, a menos que seja absolutamente necessário. Isto significa mantê-lo em um bolso quente - Além disso, suas mãos vão agradecer-lhe também.

topic_iphone_5c

Se tudo isso falhar, você pode ter que levar um carregador externo com você quando está frio, apenas no caso de seu telefone morrer inesperadamente no meio do dia. Não é nenhum segredo que a curta duração da bateria do seu telefone pode ser o resultado de algo mais do que o mau tempo.

Curte matérias de tecnologia? Confira também as funções secretas que a tela do seu celular tem e você não sabia!

Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+