Ciência e TecnologiaCuriosidades

Por que o pênis do homem encolhe no frio?

0

Esse é um acontecimento que muitos homens se perguntam sempre. Quem nunca se pegou em um dia frio com o órgão genital todo encolhido no quentinho das cuecas, não é mesmo?
Você sabia que assim como o pênis encolhe em temperaturas mais baixas, também tem um certo período de crescimento? Ele começa a se desenvolver no início da puberdade, por volta dos nossos 12 ou 13 anos e cresce até uma certa idade que você só vai descobrir nessa matéria que já fizemos para você aqui no site da Fatos Desconhecidos (Clique aqui e confira a matéria).

Em momentos de temperaturas mais baixas, como em um banho de piscina, por exemplo, ou mesmo em situações de dias de frio, o pênis começa a ficar encolhido. Qual será a razão que para esse fenômeno acontecer? O que será que diz a ciência sobre esse estado que acomete o nosso “amigão”?

120130_esquilo_inverno3

O pênis segue um princípio que é igualitário para todas as partes do corpo humano: encolher para evitar o frio e buscar reter calor. É mais ou menos a mesma coisa quando você fica por muito tempo na piscina e os lábios ficam com “filetes”, chegando até a enrugar os dedos da mão e dos pés.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia, “Não existe uma relação fiel entre o estado de flacidez e de ereção, isto é, o pênis é uma estrutura complexa, elástica  e dinâmica, que tende a se retrair no frio ou em situações de “stress”, por exemplo. Assim, um pênis pequeno flácido pode se tornar o dobro ou mais quando ereto.

dedos-arrugados-644x362

A pele humana tende a se contrair em períodos frios. E isso acaba fazendo com que todo o corpo se contraia. Como o órgão genital masculino não possui ossos e sim tecidos esponjosos, o pênis acaba ficando pequeno e em estado “murcho”.

Os médicos afirmam que isso é um processo físico normal e que o pênis volta com o aumento da temperatura ou mesmo o passar de alguns minutos.

As 12 pedras de cada signo do zodíaco

Matéria anterior

Como funciona o misterioso tabuleiro Ouija?

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.