Curiosidades

Primeira vacina contra o câncer de mama começará seus testes clínicos nos EUA

0

Em suma, câncer é o nome dado a um conjunto de centenas de mutações patológicas que acometem pessoas em todo o mundo. Um crescimento de células anormal e fora do controle causam essas doenças. Então, eles tomam conta de tecidos e órgãos. Em suma, quando não é tratado, esse crescimento exagerado celular pode ser fatal.

Ademais, o câncer de mama já o segundo tipo de doença mais comum entre as mulheres no mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele. As chances de alguém conseguir vencer esse tipo de câncer são grandes, quando se diagnostica logo no começo.

Agora, uma vacina contra esse tipo de câncer está um passo mais perto de se tornar realidade. A Clínica Cleveland anunciou que está lançando o primeiro teste em humanos. Eles irão testar uma injeção projetada para prevenir o câncer de mama triplo-negativo. Esse tipo, atualmente, não responde a terapias hormonais ou medicamentos direcionados e só a mastectomia pode preveni-lo.

Testes clínicos

Até o momento, o desenvolvimento de vacinas contra esse tipo de câncer se limitavam aos trabalhos feitos em laboratórios e testes em animais. Agora, com aprovação da Food and Drug Administration dos EUA, os testes em humanos podem começar a serem feitos.

Por mais que esse ensaio clínico inclua somente sobreviventes de câncer de mama triplo-negativo em estágio inicial e que tem um risco alto de recorrência, os pesquisadores querem levar essa vacina para as pessoas saudáveis que tem um risco alto para a doença.

“Em longo prazo, esperamos que esta possa ser uma verdadeira vacina preventiva a ser administrada a mulheres saudáveis ​​para evitar que desenvolvam câncer de mama triplo-negativo, a forma de câncer de mama para a qual temos os tratamentos menos eficazes”, disse o médico G. Thomas Budd, do Taussig Cancer Institute da Cleveland Clinic e principal autor do estudo.

Esse tipo de câncer é responsável por aproximadamente entre 12 a 15% de todos os cânceres de mama. E mata quase um quarto dos pacientes que o têm em cinco anos depois do diagnóstico. Ele é mais comum entre mulheres afro-americanas e as que tem mutações BRCA1.

Vacina

Normalmente, a proteína  α-lactalbumina acompanha o câncer. Mas ela só aparece quando a pessoa está amamentando. O alvo da vacina será essa proteína. Ela fará com que o sistema imunológico evite os tumores de mama emergentes.

Além disso, a vacina também contará uma droga que alerta o sistema imunológico para a  α-lactalbumina. Assim, ele irá conseguir interromper o crescimento do tumor emergente.

Esse estudo será feito com 18 a 24 pacientes sem tumor depois de terem feito tratamento para o câncer de mama triplo-negativo em estágio inicial nos últimos três anos. Os pacientes irão receber três vacinas com um intervalo de duas semanas entre elas.

Próximos passos

A princípio, os pesquisadores começarão com doses baixas em alguns pacientes e irão fazer o monitoramento de perto antes de aumentar a dose e incluir mais pessoas.

“Assim que descobrirmos quanto da vacina podemos dar, veremos seus efeitos no sistema imunológico. Isso nos ajudará a saber se a vacina está fazendo o que queremos, e então expandiremos cada nível de dose”, explicou Budd.

“Esta estratégia de vacina tem potencial para ser aplicada a outros tipos de tumor. Nosso programa de pesquisa translacional se concentra no desenvolvimento de vacinas que previnam doenças que enfrentamos com a idade, como câncer de mama, ovário e endometrial. Se bem-sucedidas, essas vacinas têm o potencial de transformar a maneira como controlamos o câncer de início na idade adulta e aumentar a expectativa de vida de uma maneira semelhante ao impacto que o programa de vacinação infantil teve”, concluiu Tuohy.

A estimativa é que se conclua o estudo em setembro de 2022.

Fonte: https://www.sciencealert.com/a-trial-is-being-launched-to-test-a-first-of-its-kind-breast-cancer-vaccine

Por onde anda a dupla ET e Rodolfo?

Artigo anterior

Fragmentos misteriosos de vidro estão espalhados por quilômetros de deserto e esse é o motivo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido