Você sabia que existem tipos de buracos negros? Essas formações, embora intrigantes, já estão sendo estudadas mais a fundo pelos cientistas.
Agora, sabemos que sua formação e características variam conforme a categoria, permitindo classificar conforme as propriedades.
Veja mais detalhes das classificações por massa, rotação e carga elétrica. Muitas vezes, essas classificações se complementam. Cada tipo apresenta características e origens próprias, com implicações significativas para a astrofísica e a cosmologia.
Propriedades dos Buracos Negros
Classificação por rotação e carga elétrica
Outros tipos de buracos negros se baseiam nas soluções das equações da relatividade geral de Einstein e foca nas propriedades físicas dos buracos negros, como rotação e carga elétrica.
Ela é amplamente utilizada em contextos teóricos, pois essas características influenciam diretamente a dinâmica e o comportamento dos buracos negros, incluindo sua interação com o espaço-tempo ao redor.
Buraco Negro de Schwarzschild
O buraco negro de Schwarzschild é o mais simples de todos, pois não tem rotação nem carga elétrica.
Descrito pela solução da relatividade geral encontrada por Karl Schwarzschild, ele é caracterizado exclusivamente por sua massa. Seu horizonte de eventos é esférico, e nada pode escapar de dentro dele, nem mesmo a luz.
O que ocorre dentro desse horizonte permanece um mistério, pois as leis atuais da física ainda não conseguem descrever com precisão esses eventos.
Buraco Negro de Kerr
O buraco negro de Kerr é uma variação que inclui rotação. Ele mantém a massa como uma propriedade central, mas sua rotação deforma o horizonte de eventos, tornando-o oblato, ou seja, achatado nos polos.
A rotação gera uma área que leva o nome de ergosfera, onde o espaço-tempo se arrasta com o buraco negro. Essa característica possibilita, em teoria, a extração de energia do sistema, um conceito explorado no chamado processo de Penrose.
Buraco Negro de Reissner-Nordström
O buraco negro de Reissner-Nordström possui carga elétrica, mas sem rotação. Quando a carga elétrica é suficientemente alta, ele apresenta dois horizontes de eventos: um externo e outro interno.
O campo elétrico ao redor do buraco negro influencia a atração ou repulsão de partículas com cargas opostas ou semelhantes, modificando sua interação com o espaço ao redor.
Buraco Negro de Kerr-Newman
O buraco negro de Kerr-Newman é o mais completo, pois possui massa, rotação e carga elétrica. A presença de carga elétrica cria um campo magnético ao redor do buraco negro, alterando o campo gravitacional.
Esse campo influencia tanto o horizonte de eventos quanto a ergosfera, permitindo interações particulares com partículas carregadas que se aproximam, e afetando a dinâmica ao seu redor de maneira única.
Fonte: Olhar Digital