Qual é a menor temperatura já registrada no Brasil e no mundo?

POR Pietro Bottura    EM Curiosidades      12/12/14 às 21h10

O dia em que o Brasil marcou seu dia mais gelado foi em 1953, quando Xanxerê, em SC, marcou -11,1 ºC. Os 44 mil habitantes da pequena cidade, com pouco mais de 377 km², sofreu com uma camada de gelo que matou muitos vegetais e fez a população do local sofrer. Todavia, essa marcação foi realizada pelo Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), e há outros picos não-oficiais que chegam a ser ainda mais intensos.

Em 29 de junho de 1996, por exemplo, a cidade de Urubici chegou a -17,8 ºC, e Caçador -14 ºC, em junho de 1952. Ambas são também em Santa Catarina, e, apesar dessa temperatura ser suficiente para levar mendigos e pessoas com pouca condição até a morrer, mas são pequenas perto do máximo mundial, de impressionantes -88,5 ºC, que foi registrada em Vostok, na Rússia, em 24 de agosto de 1960.

Xanxerê

E pra ver como o frio intenso pode ser bonito, confira aqui as obras de arte mais incríveis já feitas pela natureza com gelo e frio, provando que a transparência mortal e cristalizada do gelo pode ser mortal, mas também hipnotizante.

 

Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+