Qual é o segredo desse clipe de papel?

POR Eduardo Coelho    EM Ciência e Tecnologia      21/07/15 às 18h58

Hey! Você aí, nosso leitor, já deve ter reparado que adoramos experiências malucas ou coisas extremamente visuais, onde podemos constatar alguma mudança física, ou visual no estado das coisas. Certo?

Já tivemos entre algumas das nossas matérias, experiências com ovos, com Coca Cola, com Mentos, até mesmo com vinagre.

Chegou a hora de vermos algo um pouco mais palpável e tangível! E mesmo que você não possa realizar o experimento aí agora, vale a pena conferir e ver com seus próprios olhos:

O que acontece quando você coloca um clips todo amassado e irregular na água quente?

A brincadeirinha tem  que ser feita com algum clips de um material chamado de Nitinol (Níquel-Titânio), que tem uma habilidade incrível! Como você pode conferir abaixo:

A reação acontece pois o Nitinol, ter uma capacidade única de memorizar o seu estado de origem na hora da realização do aquecimento em altas temperaturas do material em uso em questão. O clips por exemplo, ao entrar em contato com uma temperatura elevada, retornou imediatamente ao seu estado de origem.

Basicamente ele sofre um 'reset', como aqueles que realizamos no celular para deixá-los novamente com as configurações de quando ele saiu da fábrica.

220px-Nitinol_Austenite_and_martensite

Os materiais à base de Nitinol, são constantemente usados em aparatos relacionados à saúde, pela sua fácil adaptação às condições implicadas, tendo se tornado recentemente, até mesmo material cirúrgico de alguns dos maiores médicos do mundo.

5755f3bd0a6be21e2cd10fcfed8964ad

Eduardo Coelho
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+