História

Qual era e como foi criada a civilização mais antiga da humanidade?

0

Vocês tem ideia de qual foi a primeira civilização do mundo? A teoria mais aceita pelos cientistas é que os assentamentos da Civilização do Vale do Indo (no Afeganistão, Paquistão e Índia) foram formados em torno das margens de um rio chamado Ghaggar. Foi a partir das águas desse local que começou o desenvolvimento. Mas será que foi assim mesmo?

Um grupo de cientistas do Reino Unido, Índia e Dinamarca resolveram questionar essa afirmação. Isso porque quando as primeiras civilizações apareceram, o tal rio Ghaggar já havia secado. Segundo os mesmos cientistas, o rio secou por causa das mudanças climáticas ou tectônicas, e só agora foi confirmado que isso aconteceu antes das primeiras civilizações se formarem.

Um estudo publicado ontem (28) na Nature Communications, os pesquisadores explicam como as águas do rio atravessaram o antigo canal do rio Sutlej, no Himalaia. Isso acabou mudando o curso das águas a cerca de 8 mil anos atrás. Esse estudo fez com que os cientistas chegassem a conclusão de que tês mil anos depois, quando a cultura Indu foi estabelecida na área, existia apenas um vale de um rio que tinha desaparecido recentemente.

Como foi criada  a primeira civilização mundial?

Tal descoberta tem ideias que podem explicar o desenvolvimento do processo de urbanização em culturas mais antigas. Isso porque mostra como os centros urbanos antigos não precisavam necessariamente de um sistema de rio ativo para se desenvolver.

Para o professor Sanjeev Gupta, do Imperial College de Londres e principal autor do trabalho, “as descobertas são um desafio para a nossa compreensão atual de como a urbanização começou e cresceu em relação aos recursos naturais em muitas civilizações antigas. Ao contrário da crença atual, foi a partida de um grande rio, em vez de sua chegada. E isso que desencadeou o crescimento dos centros indo-urbanos.”

Ao que tudo indica, a civilização do Vale do Indu foi uma sociedade da Idade do Bronze. Ela se desenvolveu principalmente no sul da Ásia, entre 5.300 e 3.300 a.C. Outro estudo feito em 2016 mostrou que a civilização poderia ter surgido ainda mais cedo do que se acreditava e que tem pelo menos 8 mil anos de idade, o que a torna a mais antiga do planeta. É claro que não existe uma certeza absoluta sobre isso, mas podemos aguardar novos estudos para confirmarem.

Mas e vocês, já sabiam qual era a primeira civilização do mundo? Comentem!

Esses são os spoilers do episódio 118 de Dragon Ball Super

Matéria anterior

Por que Jack não ficou boiando na porta com Rose? (O diretor responde)

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos