História

Qual foi a primeira moeda cunhada no mundo?

0

A primeira moeda do mundo tem mais de 2.700 anos, chamada Leão da Lídia. Agora, ela está no Museu Britânico, mas já teve uma grande importância na História.

Na sua face, conta com um desenho único de um leão que ruge. Esse é o emblema dos reis da Lídia, responsáveis por criar essa moeda por volta de 610-600 a.C.

A primeira unidade apareceu na atual Turquia, com diâmetro menor que uma moeda de dez centavos dos EUA, mas quatro vezes mais pesada. Isso porque a primeira moeda do mundo é feita de electrum, uma liga de ouro e prata. Em comparação com as conversões atuais, provavelmente ela valia cerca de um mês de salário.

Mistérios em torno da primeira moeda do mundo

Via National Geographic

Ainda há muito mistério em torno da história da moeda do Leão da Lídia. Não há certeza do valor ou mesmo da finalidade da moeda mais antiga do mundo.

A história de por que Lídia foi a primeira a criar moedas é controversa, mas um argumento convincente é que foi porque os Lídios controlavam o rio Paktolos, rico em electrum, e estavam localizados numa junção de numerosas rotas comerciais.

Historicamente, o povo Lídio era conhecido por ser comercial e experiente e pode ter sido o primeiro comerciante.

Então, quando o rei da Lídia, Alyattes, quis controlar a moeda do ouro, ele provavelmente declarou que apenas a moeda com a marca do leão que ruge poderia ser usada.

Linha do tempo

Várias partes do mundo criaram moedas antigas ao mesmo tempo. Aqui está uma breve história dessas moedas:

Por volta de 600-300 a.C.: Na China, inventaram moedas redondas feitas de metal básico, mesmo sem a influência da Lídia.

Por volta de 600-570 a.C.: O uso de moedas se espalhou da Lídia para a Grécia, onde os gregos começaram a fazer suas próprias moedas.

546 a.C.: O rei Creso da Lídia foi capturado pelos persas, e isso fez as moedas se espalharem para a Pérsia.

406-405 a.C.: Em Atenas, as pessoas só tinham um pouco de moedas de prata, então criaram moedas de bronze cobertas com prata.

Por volta de 269 a.C.: Os romanos demoraram para adotar moedas, mas eventualmente começaram a fazer suas próprias moedas de prata.

44 a.C.: Júlio César, imperador da República Romana, apareceu em moedas feitas na casa da moeda de Roma.

Via Monterey Company

Curiosidades sobre a história das moedas

A primeira moeda americana

O John Hull Silver Shilling (1652): Através da permissão do Tribunal Geral da Colônia da Baía de Massachusetts, John Hull começou a produzir moedas.

Sua primeira criação foi o NE Shilling (New England Shilling), seguido pelas moedas Willow Tree e Oak Tree.

Moeda romana mais antiga

A mais antiga moeda romana conhecida é um denário de prata da República Romana, datando de 211 a.C. Surpreendentemente, essa moeda apareceu durante uma escavação em 2000, em Hallaton, Leicestershire.

Ela permaneceu em um museu por uma década antes que sua importância fosse realmente compreendida.

Moeda mais antiga da Europa

O guinéu é a moeda que marcou presença no Reino da Inglaterra, no Reino da Grã-Bretanha e no Reino Unido entre 1663 e 1813.

Seu lançamento inaugural ocorreu em 6 de fevereiro de 1663, sendo uma peça histórica da moeda britânica.

Primeira casa das moedas

Em 1536, a Casa da Moeda da Cidade do México começou a produzir moedas de Reales espanhóis. A casa da moeda foi a primeira do Novo Mundo.

A moeda datada da era cristã mais antiga conhecida é um denier de 1234, cunhada em Roskilde, Dinamarca. Foi a primeira moeda do continente europeu a ostentar a data cunhada em algarismos romanos.

Via Monterey Company

Outros fatos

O Antigo Egito (Antiga Mesopotâmia) é o lar da primeira moeda oficial, introduzida antes de 2000 aC.

A Dinastia Tang (618-907) da China introduziu o primeiro papel-moeda, chamado notas, para diminuir o fardo da troca de milhares de moedas de cobre.

A moeda mais valiosa do mundo é a Saint-Gaudens Gold Double Eagle dos EUA de 1933. As moedas receberam cunho, mas nunca tiveram divulgação ao público devido ao fim do padrão ouro.

Além disso, a maioria se derreteu, exceto algumas que foram roubadas por um funcionário da casa da moeda dos EUA.

Uma das moedas ressurgiu na década de 1990 e o governo dos EUA tentou confiscá-la. Após uma longa batalha legal, a moeda foi a leilão em 30 de julho de 2002, com venda por US$ 7.590.000.

 

Fonte: Monterey Company

Imagens: National Geographic, Monterey Company, Monterey Company

Hotel escocês ganha prêmio de melhor serviço e hospitalidade do mundo

Artigo anterior

Há 60 anos, Martin Luther King Jr. reunia 250 mil pessoas pela igualdade racial

Próximo artigo