Ciência e Tecnologia

Qual o cheiro do espaço?

0

A Fatos Desconhecidos já escreveu matérias sobre os aromas das coisas, como qual o cheiro de um corpo em decomposição e o cheiro masculino que as mulheres mais gostam. Mas vocês já se perguntaram qual é o cheiro do espaço? O espaço não é um vácuo por completo, e acreditem, ele tem cheiro sim. Os astronautas, quando os astronautas voltam do espaço para a nave e tiram a roupa, eles podem sentir, digamos assim, o aroma cósmico.

O cosmonauta russo Alexander Skvortsov, por exemplo, diz que o espaço tem um cheiro inconfundível. Em uma das perguntas enviadas da Terra para o espaço, ele respondeu o seguinte: “Sim, o espaço tem um cheiro próprio. Não tem como explicar, é muito específico”.

 Mas afinal, qual o cheiro do espaço?

Cientistas em astronautas dão depoimentos diferentes. Uns dizem ter cheiro de carne queimada, metal quente, pólvora, fumos de solda ou algo “metálico e doce”. Não se sabe o cheiro exato, mas temos certeza que todos eles declararam que o cheiro não é nada agradável.

Porém, a NASA quer saber co precisão que cheiro é esse. A agência espacial contratou um químico de aromas para tentar entender melhor que cheiro é esse. A ideia é recriar o cheiro no treinamento de astronautas para que eles não sejam pegos de surpresa com o odor. Steve Pearce é o químico de aromas que tem essa tarefa. Ele já fez uma instalação artística que imitava o cheiro da estação espacial Mir. Ele explica o seguinte: “Apenas imagine pés suados e odor corporal, misture isto com removedor de esmalte e gasolina… então você chega perto!”

Bom, caso você não pretenda ir para o espaço qualquer dia desses, não há com o que se preocupar. Mas e aí, você tinha ideia de como era, mais ou menos, o cheiro do espaço? Não esqueça de deixar um comentário!

7 curiosidades sobre o Chile que te farão amar esse país

Matéria anterior

7 quebra cabeças que vão derreter a sua mente [Quiz]

Próxima matéria

Você pode gostar