• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 curiosidades sobre o Chile que te farão amar esse país

POR Mateus Graff    EM Mundo Afora      19/09/17 às 19h05

O Chile fica da América do Sul, que ocupa uma longa e estreita faixa costeira encravada entre a cordilheira dos Andes e o oceano Pacífico. Faz fronteira ao norte com o Peru, Bolívia e Argentina. É um dos dois únicos países da América do Sul que não tem uma fronteira comum com o Brasil, além do Equador. Bom, como nós sabemos que pouca gente sabe sobre esse país incrível, a Fatos Desconhecidos resolveu trazer algumas curiosidades.

Se você ainda não conhece o Chile, quem sabe nas próximas férias seja a hora de fazer uma visitinha para os chilenos. O curioso é que lá você pode pegar temperaturas extremas, desde 40 graus a -20 graus. Então, caros leitores, confiram agora a nossa matéria com as 7 curiosidades sobre o Chile que te farão amar esse país:

1 - A origem no nome "Chile"

A verdade sobre a origem do nome do Chile é um grande mistério. Existem muitas teorias diferentes, entre elas destacam-se duas. Uma sugere uma origem onomatopeia, derivada da canção de um pássaro chamado Trile, que faz som semelhante a palavra. A segunda sugere um rastreamento etimológico, que viria de "Chilli", "lugar onde a Terra termina", o nome dado ao Vale do Aconcágua pelos Aimarás.

2 - O lugar mais seco do mundo

Com aproximadamente 105.000 km² de rochas, areia e temperaturas acima dos 40 graus, o deserto do Atacama é o mais árido e seco do mundo. A similaridade com a aridez de Marte tornou o lugar fonte de estudo dos cientistas dedicados a conhecer melhor o planeta. Mesmo assim, os desertos de sal, vulcões e os cumes nevados com animais silvestres tornam o lugar verdadeiramente incrível.

3 - Mesmo pequeno, é o pais mais longo do mundo

Ele pode ser pequeno, mas é "fino e comprido". O país tem mais de quatro mil e trezentos quilômetros de extensão, tornando-o o país mais longo do planeta. Para falar a verdade, caros leitores, essa medida equivale a um décimo da circunferência do planeta Terra. Porém, sua largura é de apenas 177 quilômetros. Ah, lembrando que o país também tem mais de seis mil quilômetros de litoral.

4 - Segundo país que mais consome pão no mundo

O Chile mantém sua veneração ao pão desde a antiguidade. Apesar de que com o passar do tempo perdeu-se um pouco das receitas tradicionais, o alimento continua presente na culinária e nos costumes chilenos. O pão mais típico na região é o marraqueta. Esse pão é feito de farinha de trigo, água, fermento e sal. Porém, o tempo de fermentação é o que diferencia o pão.

5 - Múmias do Chile

Quando falamos em múmias, a maioria das pessoas pensam no Egito. Porém, o que poucas pessoas devem saber é que no norte do Chile existia uma civilização chamada Chinchorros. Eles desenvolveram a tradição da mumificação e ritos funerários complexos 3 mil anos antes dos egípcios. O clima do Chile ainda favoreceu o processo de munificação natural, permitindo a conservação até nos dias de hoje.

6 - O terremoto mais intenso da história

O Chile sofre, na noite do dia 22 de maio de 1960, o maior terremoto da história. Cerca de 1,6 mil pessoas morrera, 3 mil ficaram feridas e mais de 2 milhões perderam suas casas. O terremoto de magnitude 9,5 foi seguido por um tsunami, que deixou 61 mortos no Estado americano do Havaí, 138 no Japão e 32 nas Filipinas.

7 - País de poetas

Alguns tem o velho costume de chamar o Chile de "o país dos poetas". O país contribui muito para o mundo artístico, especialmente quando o assunto é poesia. Muitas personalidades chilenas tem sido extremamente influentes no mundo inteiro, mas dois nomes tem mais destaque: Gabriela Mistral e Pablo Neruda. Os dois são renomados na literatura mundial e até conquistaram de um Prêmio Nobel da Paz.

E aí, já sabia de todas essas curiosidades sobre o Chile? Ficou com vontade de conhecer esse país maravilhoso? Não esqueça de deixar o se comentário!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+