Curiosidades

Quando começou as tradições de formatura?

0

Para muitas pessoas, a formatura é um dos momentos mais importantes da vida. Esse momento possui diversas tradições e rituais que marcam a vida de quem participou de uma. As tradições desta cerimonia contam com o uso da beca, o discurso emocionante e jogar o capelo para o alto, estas ações são comuns em formaturas de universidades ao redor de todo o globo.

Esse evento ainda marca a passagem do formando para uma nova fase da vida e o fim de um ciclo. Confira abaixo como surgiu a cerimônia e o que significa cada ritual.

Quando surgiu a cerimônia de formatura

Nos séculos XI e XII, surgiram as primeiras cerimônias de formatura. Elas foram realizadas nas universidades medievais de Paris, criada em 1214, e de Bolonha, criada em 1150. Nesta época, eram oferecidos poucos cursos, sendo Direito, Medicina e Teologia as principais áreas de estudo.

Depois de concluir o curso, os alunos recebiam um “testemunho de habilidade”, o equivalente a um diploma de formação que recebem atualmente. O documento era entregue durante uma cerimônia.

Esse teria sido o início das cerimônias de formatura. Anos depois, continuam sendo realizados eventos para celebrar a finalização do curso. Além disso, muitas turmas escolhem celebrar esse momento com familiares e amigos a colação de grau e o baile dos formandos.

As principais tradições em cerimônias de formatura contam com o uso das becas, chuva de capelos, juramento dos formandos e o baile. Um outro ritual é o da entrega do anel, que é mais comum nos Estados Unidos.

O uso de becas nas formaturas

Arthur Caliman

As tradicionais becas utilizadas na colação de grau tiveram origem na magistratura francesa. Elas foram levadas paras as universidades, pela figura do reitor na Idade Média. A roupa simboliza poder e servia para diferenciar quem as usava, no dia a dia acadêmico, das pessoas que não utilizava. Algumas universidades tinham modelos próprios, com diferentes cores e formas.

Atualmente, o uso das becas costuma estar limitado a cerimônias oficiais e importantes. No contexto da formatura, a vestimenta é utilizada para separar os formandos dos demais convidados.

O traje é composto pela beca (toga longa com mangas), pelo capelo, Jabor (usado abaixo do pescoço) e pela faixa utilizada na cintura. A cor da faixa varia de acordo com o curso.

Existem algumas faculdades que permitem que os alunos personalizem o traje. Um exemplo é que na Universidade de Notre Dame, em Indiana (EUA), os alunos podem enfeitar o capelo com prédios, pontes e outros objetos relacionados ao curso.

Chuva de capelos

IFMG

A chuva de capelos acontecem em diversas universidades ao redor do mundo. Inclusive no Brasil, onde muitas universidades consideram essa tradição indispensável.

Essa tradição veio dos Estados Unidos, trazida pelos novos fuzileiros da Academia Naval do país, em 1912. Nesta época, quando os soldados recebiam o diploma, todos tiravam o chapéu para o alto de forma espontânea. Essa era uma forma de comemoração pela conquista.

Depois disso, os formandos, que pareceram gostar da ideia, acrescentaram esse ato às cerimônias de formatura. Em todo o mundo, atiram o capelo para o alto, trazendo a sensação de dever cumprido pela finalização deste ciclo e início de outro.

Juramento dos formandos

Arthur Caliman

O juramento é considerado um dos momentos mais esperados da cerimônia. Ele simboliza o compromisso do formando com a sua profissão. A leitura é geralmente realizada por um estudante em nome de toda a turma. Durante a cerimônia, os demais devem repetir o que foi dito em pé e com a mão direita estendida.

Este ato objetiva fazer com que os formandos prometam ser responsáveis com a profissão e honrar o diploma seguindo os princípios éticos. Isso é realizado para que o formando sempre se lembre desse momento quando for exercer a profissão.

Anéis de formatura

Gold Finger

A provável origem dos anéis de formatura foi em 1835, na Academia Militar de West Point, nos Estados Unidos. O objeto era utilizado para identificar os integrantes da turma e marcar a amizade.

Depois disso, começaram a ser adotados anéis ao redor do mundo. Com os anos, foram definidas pedras e cores para cada curso. O item também pode representar a realização do sonho e ser usado no dedo anelar.

Baile de formatura

Grupo GWL

Em vários países do mundo, o principal evento de formatura é a colação de grau. No entanto, é comum que outras festas sejam realizadas para celebrar esse momento.

No Brasil, a colação de grau é essencial para a formatura dos estudantes. Porém, esses eventos tomaram uma proporção maior, o que fez com que os bailes surgissem. Essa festa é um momento aguardado pelos estudantes e familiares. Os participantes costumam usar roupa de gala e dançarem uma valsa no início da cerimônia.

Fonte: Sua Formatura, Book Convites

A história da Torre Eiffel

Artigo anterior

Por onde anda o elenco de ”Sai de Baixo” 25 anos depois?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido