• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Que barulho é aquele que ouvimos quando encostamos uma concha do mar no ouvido?

POR A redação    EM Curiosidades      11/06/14 às 21h05

Não é o som do mar. Contrariando todas as nossas expectativas. O que acontece é que como o interior da concha é semelhante a um labirinto em espiral, ela funciona como uma caixa de ressonância, concentrando e amplificando os sons, o que produz um efeito parecido com o barulho do mar.

Esse fenômeno é chamado de reverberação, é a soma de vários ecos gerados dentro da concha. O que a concha está fazendo na verdade é captando os sons do ambiente, aqueles que não são registrados normalmente porque se propagam em várias direções, passando direto pelo ouvido.

As ondas sonoras repercutem dentro da concha, refletindo em suas paredes como a fala de alguém numa caverna. Vale lembrar que a reverberação não surge do nada: se estivermos em um compartimento fechado, em silêncio absoluto, não adiantará levar a concha ao ouvido. Porém costumamos levar a concha até a orelha justamente em locais mais "agitados", uma casa com gente ou uma casa em uma cidade movimentada com carros e motos passando o tempo todo por perto.

Vale explicar para os seus amigos da próxima vez que alguém tiver uma concha.

Gostou? Não se esqueça de curtir!

Próxima Matéria
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+