• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Por que sexta-feira 13 é conhecida como o dia do azar?

POR A redação    EM Curiosidades      11/06/14 às 21h41

Você já se perguntou porque toda Sexta-feira que cai em um dia 13 é considerada um dia de azar? Ao que parece, essa crença vem de duas lendas da mitologia nórdica e teve colaboração do cristianismo também. A primeira delas diz, que certa vez no Valhalla (A casa dos deuses), houve um banquete para 12 convidados. O espírito do mal e da discórdia chamado de Loki, apareceu na festa sem ser convidado e ainda arranjou uma confusão em que Balder, o favorito dos deuses, morreu. Após isso existia uma superstição de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa e esse número ficou para sempre marcado como símbolo de azar.

A outra lenda, diz que Friga, a deusa do amor e da beleza, foi transformada em uma bruxa e exilada no alto de uma montanha em uma sexta-feira quando as tribos nórdicas se converteram ao cristianismo. Para se vingar, Friga passou a reunir-se em todas as sextas-feiras com outras 11 feiticeiras e o próprio Satanás, totalizando 13 participantes na reunião, para rogar toda ordem de pragas sobre os seres humanos. Da Escandinávia, a superstição se espalhou por toda a Europa.

O que contribuiu para que essa ideia se espalhasse rapidamente foi o fato de que na Última Ceia segundo o relato bíblico, haviam 13 pessoas na mesa, na véspera da crucificação de Cristo, que aconteceu em uma sexta-feira. Dizem ainda que no Antigo Testamento Judaico, a sexta-feira já era uma dia problemático, por que Eva teria oferecido a maçã a Adão em uma sexta, e o grande dilúvio também começou nesse dia da semana.

Próxima Matéria
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+