Curiosidades

Quem é o dono do McDonalds?

0

Tudo começou em Arcadia, na Califórnia, especificamente quando os irmãos Richard e Maurice McDonald resolveram abrir uma lanchonete que vendia hambúrgueres por apenas 10 centavos cada. Além disso, os hambúrgueres eram servidos de minuto a minuto, embrulhados em papel e sem necessidade de garçons. Em suma, o cliente fazia o pedido diretamente ao cozinheiro.

Em 1940, três anos depois, os irmãos McDonald transformaram a lanchonete em um restaurante. Com o intuito de expandir o serviço prestado, os irmãos encomendaram de Ray Kroc seis máquinas de milk shake. Ao perceber que o estabelecimento já era um sucesso na cidade, além de vender as máquinas de milk shake, Kroc se ofereceu para trabalhar como representante comercial da marca.

Em 1961, Kroc começou uma ambiciosa expansão nacional da marca dos irmãos McDonald por meio da venda de títulos. Nesse ínterim, em um determinado momento, Kroc decidiu comprar a empresa dos irmãos McDonald. O restaurante foi vendido por 2,7 milhões de dólares (8,6 milhões de reais). Além disso, mesmo com a venda, os irmãos, supostamente, deveriam receber 0,5% de participação nos lucros.

O acordo entre Kroc e os McDonald foi selado com um aperto de mãos. Nada de contratos. Os irmãos, por esse motivo, nunca receberam a porcentagem estipulada. Com os irmãos fora do caminho, além de expandir a rede de restaurantes por todo o país, Kroc recriou o conceito de fast-food. Como? Simples.

O conceito Fast-food

Para os clientes não ficarem nos restaurantes muito tempo, Kroc teve que realizar algumas mudanças. De acordo com relatos, Kroc, na maioria das vezes, desligava o sistema de aquecimento dos estabelecimentos. Além disso, Kroc também fez questão instalar assentos de encosto reto. Dessa maneira, os clientes tinham que se inclinar sobre a mesa e, assim, comiam mais rápido.

Os restaurantes também ganharam mesas maiores, portanto, os clientes não tinham como conversar à vontade. Além de mudar o tamanho das mesas, os estabelecimentos tinham que servir as bebidas em cones de papel. Como era impossível apoiar as bebidas nas mesas, os clientes tinham que segurar a bebida. Com isso, os clientes tinham um motivo a mais para comer mais rápido.

Na época, os consumidores aceitaram o conceito oferecido pelos estabelecimentos por pura coerência. E também pela comida, claro, que era extremamente barata. Kroc fez questão de entrar para a história como o fundador do McDonald’s. Em sua autobiografia, datou a origem da empresa em 1955.

O primeiro restaurante supervisionado por Kroc surgiu em Des Plaines, no Estado de Illinois. No início dos anos 60, Kroc decide vender os hambúrgueres do McDonald’s em Washington. O mascote da marca McDonald’s apareceu pela primeira vez em comerciais televisivos.

Ainda nos anos 60, Kroc mudou o nome de sua empresa para Corporação McDonald’s. E assim, com o passar dos anos, a rede de restaurantes cresceu e espalhou-se por todo o mundo. Apesar de existir várias outras redes similares, o McDonald’s continua sendo um dos mais frequentados.

O cenário atual

Atualmente existem cerca de 40.000 unidades do McDonald’s que alimentam 68 milhões de pessoas todos os dias em 118 países. Em 1999, a revista Time homenageou as 100 pessoas mais importantes do século. Albert Einstein, Mahatma Ghandi, Bart Simpson e, claro, Ray Kroc. Além disso, a franquia está presente em 119 países através de 35 mil pontos de venda. O primeiro restaurante do Brasil foi inaugurado em 1979, em Copacabana, Rio de Janeiro.

Líder no segmento de serviço rápido de alimentação, o Mcdonald’s se destaca pela qualidade dos produtos e do atendimento. No Brasil a rede é operada pela Arcos Dourados, máster franqueada da marca Mcdonald’s em toda a América Latina. A marca vende principalmente hambúrgueres, cheeseburgers, frango, batatas fritas, itens de café, refrigerantes, milk shakes e sobremesas. Para atender a uma crescente demanda, a marca ampliou seu menu e incluiu saladas, peixes, wraps, smoothis e frutas.

A Franquia Mcdonalds já conquistou o Selo de Excelência em Franchising 21 vezes na categoria Máster e está na lista de 150 melhores empresas para você trabalhar. Além disso, vale lembrar que um estabelecimento McDonald’s é operado por um franqueado, filial ou pela própria corporação. A receita da marca vem de royalties e honorários pagos pelos franqueados.

Em 2012, a corporação teve uma receita de 27,5 bilhões de dólares e lucros de 5,5 bilhões. De acordo com um relatório da BBC, o McDonald’s é o segundo maior empregador privado do mundo, atrás apenas do Walmart, com 1,9 milhão de empregados, sendo que 1,5 milhão trabalha para franquias. O atual CEO da empresa é o britânico Stephen James Easterbrook. Após ser diretor da marca e ex-diretor no Reino Unido e no norte da Europa, Easterbrook ocupou o lugar do antigo CEO Don Thompson em março de 2015. 

7 piores castigos medievais que as mulheres sofriam

Artigo anterior

O lugar onde só nascem meninas há uma década

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido