Sair para comer em um restaurante bom é um costume muito comum entre as pessoas, seja para comemorar algo, ter um encontro, reunião em família ou apenas para se alimentar. Os restaurantes são lugares destinados ao preparo e comércio de refeições, normalmente servindo também todo o tipo de bebidas, mas nunca esperamos que eles sejam submarinos. Geralmente, sempre que vamos a um desses estabelecimentos esperamos ser atendidos por uma pessoa, com um belo sorriso no rosto e da melhor forma possível.
Existem vários tipos de restaurantes e lugares em que eles se estabelecem. O Under, contudo, é o primeiro e maior restaurante subaquático do mundo. Ele tem uma capacidade para 100 pessoas. Além disso, ele é o primeiro do seu tipo na Europa. Além de restaurante, ele também funciona como um centro de pesquisa para a vida marinha.
Essa experiência gastronômica foi projetada pela empresa Snøhetta, e mesmo com pouco tempo desde a sua inauguração, ele já se tornou um destino na Noruega. Em Norueguês, ‘under’ significa tanto abaixo como maravilha. O restaurante tem sua forma monolítica e rompe a superfície para descansar no fundo do mar.
Sua estrutura tem 33 metros de comprimento e foi construída para interagir com o ambiente marinho. Isso porque a concha de concreto tem uma rugosidade que funcionará como um recife artificial. Ele será o lar de várias algas que o habitarão.
Projeto
Ele foi projetado com paredes grossas de concreto, que fazem com que ele aguente a pressão e o choque das condições do mar. Ele tem também um periscópio afundado e uma janela panorâmica que dá uma visão do leito do mar. Essa paisagem é claro muda dependendo das condições climáticas e estações do ano.
“O Under é uma experiência natural com os limites. Como um novo marco para o sul da Noruega, Under propõe combinações inesperadas de pronomes e preposições. Além de desafiar o que determina a colocação física de uma pessoa em seu ambiente”, disse o fundador da Snøhetta e arquiteto Kjetil Trædal Thorsen.
“Neste edifício, você pode se encontrar debaixo d’água, sobre o leito do mar, entre a terra e o mar. Isso oferecerá novas perspectivas e formas de ver o mundo, além e abaixo da linha d’água”, continua.
Submarino
O objetivo do restaurante é criar uma experiência gastronômica com produtos de alta qualidade e de origem local. O dinamarquês Nicolai Ellitsgaard, é o chef principal e tem uma equipe de 16 pessoas para ajudá-lo. Todos com experiência nos melhores restaurantes Michelin.
Lindesnes, onde fica o restaurante, é conhecida por suas condições climáticas intensas. O visitante que chega tem uma impressão do lado de fora que é quebrada quando entra no restaurante. A atmosfera é calorosa e acolhedora dentro do Under.
E além de restaurante, o prédio também tem uma instalação de pesquisa marinha. As equipes que trabalharem lá poderão estudar a biologia marinha e o comportamento dos peixes com as câmeras e outras ferramentas que foram instaladas no restaurante.
O Under representa o contraste entre a paisagem e o mar. Ele ressalta o delicado equilíbrio ecológico da terra e do mar. Além de chamar atenção para os modelos sustentáveis de consumo responsável.
“Para a maioria de nós, esta é uma experiência mundial totalmente nova. Não é um aquário, é a vida selvagem do Mar do Norte. Isso torna muito mais interessante. Leva você diretamente para a selvageria”, conta Rune Grasdal, arquiteto principal do Under.