icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


10 imagens impressionantes que mostram o restaurante ''submarino'' na Noruega

POR Bruno Dias EM Curiosidades 22/03/19 às 22h54

capa do post 10 imagens impressionantes que mostram o restaurante

Sair para comer em um restaurante bom é um costume muito comum entre as pessoas, seja para comemorar algo, ter um encontro, reunião em família ou apenas para se alimentar. Os restaurantes são lugares destinados ao preparo e comércio de refeições, normalmente servindo também todo o tipo de bebidas, mas nunca esperamos que eles sejam submarinos. Geralmente, sempre que vamos a um desses estabelecimentos esperamos ser atendidos por uma pessoa, com um belo sorriso no rosto e da melhor forma possível.

Existem vários tipos de restaurantes e lugares em que eles se estabelecem. O Under, contudo, é o primeiro e maior restaurante subaquático do mundo. Ele tem uma capacidade para 100 pessoas. Além disso, ele é o primeiro do seu tipo na Europa. Além de restaurante, ele também funciona como um centro de pesquisa para a vida marinha.

Essa experiência gastronômica foi projetada pela empresa Snøhetta, e mesmo com pouco tempo desde a sua inauguração, ele já se tornou um destino na Noruega. Em Norueguês, 'under' significa tanto abaixo como maravilha. O restaurante tem sua forma monolítica e rompe a superfície para descansar no fundo do mar.

Sua estrutura tem 33 metros de comprimento e foi construída para interagir com o ambiente marinho. Isso porque a concha de concreto tem uma rugosidade que funcionará como um recife artificial. Ele será o lar de várias algas que o habitarão.

Projeto

Ele foi projetado com paredes grossas de concreto, que fazem com que ele aguente a pressão e o choque das condições do mar. Ele tem também um periscópio afundado e uma janela panorâmica que dá uma visão do leito do mar. Essa paisagem é claro muda dependendo das condições climáticas e estações do ano.

"O Under é uma experiência natural com os limites. Como um novo marco para o sul da Noruega, Under propõe combinações inesperadas de pronomes e preposições. Além de desafiar o que determina a colocação física de uma pessoa em seu ambiente", disse o fundador da Snøhetta e arquiteto Kjetil Trædal Thorsen.

"Neste edifício, você pode se encontrar debaixo d'água, sobre o leito do mar, entre a terra e o mar. Isso oferecerá novas perspectivas e formas de ver o mundo, além e abaixo da linha d'água", continua.

Submarino

O objetivo do restaurante é criar uma experiência gastronômica com produtos de alta qualidade e de origem local. O dinamarquês Nicolai Ellitsgaard, é o chef principal e tem uma equipe de 16 pessoas para ajudá-lo. Todos com experiência nos melhores restaurantes Michelin.

Lindesnes, onde fica o restaurante, é conhecida por suas condições climáticas intensas. O visitante que chega tem uma impressão do lado de fora que é quebrada quando entra no restaurante. A atmosfera é calorosa e acolhedora dentro do Under.

E além de restaurante, o prédio também tem uma instalação de pesquisa marinha. As equipes que trabalharem lá poderão estudar a biologia marinha e o comportamento dos peixes com as câmeras e outras ferramentas que foram instaladas no restaurante.

O Under representa o contraste entre a paisagem e o mar. Ele ressalta o delicado equilíbrio ecológico da terra e do mar. Além de chamar atenção para os modelos sustentáveis de consumo responsável.

"Para a maioria de nós, esta é uma experiência mundial totalmente nova. Não é um aquário, é a vida selvagem do Mar do Norte. Isso torna muito mais interessante. Leva você diretamente para a selvageria", conta Rune Grasdal, arquiteto principal do Under.


Próxima Matéria
Via   Boredpanda  
Imagens Ivar Kvaal
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest