Curiosidades

Quem é o Estado Islâmico, por que eles estão fazendo esses ataques?

0

Devido o seu mais recente ataque que ocorreu em Orlando, nos Estados Unidos somado ao seu grosseiro e assustador histórico de assassinatos, sequestros, invasões e ataques terroristas você provavelmente deve estar se perguntando quem exatamente são essas pessoas e quais os seus reais interesses por trás de tanta atrocidade.

Pensando exatamente nisso, nós aqui da Fatos, vamos hoje esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto. A primeira coisa que precisamos entender é que nem todo árabe é muçulmano, afinal o termo árabe se refere a uma etnia, que se caracteriza por ter uma mesma língua, cultura e história.

02

Por outro lado, os muçulmanos são aqueles que acreditam e seguem as crenças da religião Islâmica. Ou seja, todo seguidor do Islã é muçulmano, mas nem todo muçulmano é árabe. Apesar da recorrência de fato ser alta, visto que 85% dos Árabes seguem de fato a religião Islâmica.

Caso você ainda tenha dúvidas a respeito dessas denominações, clique aqui e confira 8 mitos que você sempre acreditou sobre o Islamismo e descubra mais.

Voltando ao nosso assunto, vamos entender um pouco mais sobre quem é o Estado Islâmico afinal. Bom, os Estado Islâmico se trata de um grupo extremista de devotos da religião Islâmica. Eles são considerados jihadistas, ou seja, eles seguem a doutrina da Jihad, que nada mais é do que os deveres religiosos que a sua religião prega, que se resume em propagar o Islamismo de qualquer modo, exterminando indivíduos que sigam outras religiões caso necessário.

01

É por esse motivo também, e por acreditar que precisam agir desse modo para herdar “ o céu Islâmico”, que o grupo age da maneira que já conhecemos. Historicamente vale ressaltar que este grupo foi criado no ano de 2013, e se desenvolveu juntamente com a organização terrorista AL-Qaeda, grupo que a princípio dividia os mesmos ideias com o EI. Entretanto os grupos se separaram por questões de interesses políticos e foi só ai que os Estado Islâmico anunciou que iria impor sua força e domínio.

E de fato eles conseguiram, visto que no Iraque e na Síria, o grupo basicamente assumiu um papel dominante além de forte presença. Assim como qualquer outra organização o EI também possui um líder principal, que neste caso se trata de Abu Bakr al-Baghdadi, que também é considerado um califa.

03

Agora vamos entender um pouco mais sobre o porquê que eles estão realizando esses ataques. Bem, como já citamos anteriormente eles acreditam piamente na necessidade de proclamar a Jihad, o que significa impor nem que seja a força as suas ideias e religião.

Apesar disso como também já citamos, o grupo é considerado demasiadamente extremista, e não são todos os muçulmanos ou organizações que concordam com as suas atitudes, isso significa que apesar de possuir dominância política e territorial, o grupo não representa ideologicamente todos os seguidores do Islã, e só conseguiram tal feito através da violência e opressão que a nós já é conhecida.

02-52-1024x538

Além disso o EI conta com um vasto grupo de seguidores estrangeiros, mais precisamente entre 3 e 5 mil militantes. E são eles que conseguem atacar os demais países que estão fora do controle do grupo. Esses militantes são em sua maioria nativos dos países que habitam, mas filhos de pais muçulmanos.

O país a ser atacado e o local são estrategicamente escolhidos, e é por isso que a França e os Estados Unidos por exemplo, são constantes alvos, a França por conter um alto número de muçulmanos e ser uma grande potência europeia e os EUA obviamente por ser a primeira potência mundial. E dessa forma, ao ataca-la, ou vitimar a sua população o Estado islâmico está também mostrando a evidenciando a sua fragilidade.

04

O último atentado que ocorreu em Orlando, no dia 12 por exemplo, foi assumido por uma agencia de notícias do EI que afirmou que ele foi realizado por um de seus combatentes. Outra questão que também está bem óbvia foi o porquê da escolha do local, visto que o grupo abomina pessoas que possuíam uma orientação sexual diferente da heterossexual.

E então queridos leitores, conseguiram entender um pouquinho mais sobre toda a barbárie que está acontecendo e o porque? Se surpreendeu com alguma das coisas que expomos aqui? Conta pra gente aqui em baixo pelos comentários.

8 coisas que só quem detesta o frio poderia entender

Matéria anterior

10 sinais de que você está apaixonado e não percebeu

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos